No entanto, para ser exibido no Oriente Médio, "Enough! Lebanon’s Darkest Hour" precisa passar pelo conselho de censura
A produtora australiana Dream Creations International junto com a distribuidora regional Front Row Filmed Entertainment irá lançar um novo documentário intitulado "Enough! Lebanon’s Darkest Hour" ("Chega! A Hora Mais Escura do Líbano", em tradução livre), que mostrará as causas da atual crise política e econômica do Líbano. Com estreia prevista para outubro, o longa só poderá ser reproduzido se passar pelo conselho de censura do país.
De acordo com o The Hollywood Reporter, a Dream Creations e Front Row irão se encontrar com a comissão do conselho na próxima semana para uma apresentação do documentário. Caso seja aprovado, além da estreia em todo o Oriente Médio, a produtora e distribuidora tem planos para expandir o projeto em diversos territórios internacionais durante o outono e um lançamento em streaming em fevereiro de 2022.
"Enough! Lebanon’s Darkest Hour" aborda várias questões desafiadoras do Líbano, incluindo corrupção do estado, má gestão das instituições governamentais e a infraestrutura; além dos desvios de fundos, bem como os políticos e partidos por trás do colapso do país no período após a guerra, resultando na trágica explosão do porto em agosto de 2020, deixando mais de 200 civis e funcionários mortos e incontáveis outros feridos e destituídos.
O site informa que o documentário também tem o objetivo de destacar a importância das próximas eleições parlamentares do país, em maio de 2022. "Pode ser potencialmente decisivo para o futuro do país", afirma.
O diretor australiano-libanês Daizy Gedeon ("Líbano: Esplendor Aprisionado") também se posicionou sobre o caso. “Se jogarmos nossas cartas da maneira certa, poderemos ser uma força poderosa de mudança e influenciar uma mudança decisiva no equilíbrio de poder da elite política que abusou do povo, do país e da diáspora por mais de 40 anos”, pontuou ele.
"'Enough! Lebanon’s Darkest Hour' não é apenas uma exposição fascinante sobre a corrupção profundamente enraizada que aleijou o Líbano, mas também uma mensagem chave para encorajar os telespectadores que podem votar para ir lá e fazer a sua parte", completou o SEO da Front Row, Gianluca Chakra.