Diretor também ficou famoso pela direção de "Heavy Metal"
Gerald Potterton, conhecido por dirigir o clássico cult de animação "Heavy Metal - Universo em Fantasia" (1981), morreu nesta terça-feira (23) aos 91 anos.
A causa da morte não foi divulgada pelo Conselho de Cinema do Canadá, terra natal de Potterton, que confirmou a notícia ao The Hollywood Reporter.
Nascido em Londres, Potterton emigrou para o Canadá nos anos 1950, quando trabalhou com os pioneiros da animação no país. Seus curtas "My Financial Career" (1962), "Christmas Cracker" (1963) e "The Selfish Giant" (1972) foram indicados ao Oscar na categoria de Melhor Curta de Animação.
No final da década de 60, ele retornaria para a terra da rainha, onde trabalhou em "Yellow Submarine" (1968), longa animado dos Beatles. Potterton fez parte do time de animadores responsável por traduzir as canções e aparências dos músicos.
Apesar de alguns trabalhos no cinema em live-action, sua obra-prima veio mesmo na animação: "Heavy Metal - Universo em Fantasia" se tornou um dos principais longas do desenho animado adulto da década de 80.
A produção acompanha os muitos encontros da maligna entidade alienígena Loc-Nar, representada por um orbe pulsante e verde, com humanos e outras criaturas através do tempo-espaço. John Candy, Jackie Burroughs e Eugene Levy emprestaram suas vozes ao elenco original.
Mais tarde, Potterton ainda ajudaria a escrever e dirigir a série de animação "The Smoggies" (1988-1991), e escreveria o livro infantil franco-canadense "L’homme des Neiges".
E lá se foi metade do ano... Até agora, qual foi o melhor filme de 2022?
- "O Beco do Pesadelo"
- "Spencer"
- "Morte no Nilo"
- "Uncharted"
- "Licorice Pizza"
- "The Batman"
- "Sonic 2: O Filme"
- "Medida Provisória"
- "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore"
- "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
- "O Homem do Norte"
- "O Peso do Talento"
- "Top Gun: Maverick"
- "Jurassic World: Domínio"
- "Lightyear"
- "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"
+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!