Editor do filme afirmou que usou o software de IA Respeecher para alterar cena em que o personagem de Adrien Brody lê carta e aprimorar cenários
Publicado em 20/01/2025, às 15h30
Dávid Jancsó, profissional responsável pela edição de O Brutalista, confessou em entrevista ao site de notícias Red Shark News que usou Inteligência Artificial para alterar cena em que o personagem de Adrien Brody (O Pianista) lê uma carta em voz alta.
"Eu sou falante nativo de húngaro e sei que é uma das línguas mais difíceis de aprender a pronunciar. Mesmo com a origem húngara de Adrien, não é tão simples. É uma língua extremamente única", argumentou Jancsó.
"Nós treinamos [Adrien Brody e Felicity Jones], e eles fizeram um trabalho fabuloso, mas também queríamos aperfeiçoar [o sotaque] para que nem mesmo os locais percebam qualquer diferença".
Jancsó revelou o uso da tecnologia na modificação do cenário do longa-metragem. "Isso simplesmente torna o processo muito mais rápido. Usamos IA para criar esses pequenos detalhes que não tínhamos dinheiro ou tempo para filmar", disse o montador.
"É controverso falar sobre IA na indústria, mas não deveria ser", afirmou. "Deveríamos ter uma discussão muito aberta sobre as ferramentas que a IA pode nos fornecer. Não há nada no filme usando IA que já não tenha sido feito antes."
O Brutalista se consagrou como vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama, Melhor Direção para Brady Corbet (Vox Lux) e Melhor Ator em Filme de Drama para Adrien Brody (O Pianista) e é cotadíssimo ao Oscar 2025.
O épico narra a história do arquiteto visionário László Toth (Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones, de A Teoria de Tudo), que, em 1947, escapam da Europa devastada pela guerra para recomeçar e ajudar a moldar a América moderna. No entanto, a chegada de um cliente enigmático muda radicalmente o curso de suas vidas.
Além de Adrien Brody e Felicity Jones, o elenco também conta com Guy Pearce (Amnésia), Joe Alwyn (Tipos de Gentileza), Raffey Cassidy (O Sacrifício do Cervo Sagrado), Alessandro Nivola (Kraven, o Caçador) e Emma Laird (O Dono de Kingstown).
Segundo a distribuidora, o filme que tem 3 horas e 33 minutos de duração chega ao Brasil em 20 de fevereiro de 2025. Assista ao trailer:
Fonte: NME
LEIA TAMBÉM: Quando estreia O Brutalista, Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro 2025?
Qual foi a melhor série estreante de 2024 até agora? Vote no seu favorito!
- "Eco"
- "Percy Jackson e os Olimpianos"
- "True Detective: Terra Noturna"
- "Sr. & Sra. Smith"
- "Um Dia"
- "Avatar: O Último Mestre do Ar"
- "X-Men '97"
- "O Problema dos 3 Corpos"
- "Ripley"
- "Fallout"
- "Bebê Rena"
- "Pretty Little Liars: Curso de Verão"
- "Eric"
- "Supacell"
- "Pedaço de Mim"
- "Cidade de Deus: A Luta Não Para"
- "Vidas Bandidas"
- "Agatha Desde Sempre"
- "Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais"
- "Pinguim"