Filme protagonizado pelo brasileiro retrata um professor universitário que atua na ala infantil de um hospital em Havana
O filme cubano O Tradutor, protagonizado pelo brasileiro Rodrigo Santoro, foi escolhido para representar o país no Oscar de 2020 como longa pré-indicado de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Com a escolha, o filme tornou-se a primeira obra cubana com um protagonista de outro país.
A trama é inspirada na vida real do pai dos diretores do longa - Rodrigo e Sebastián Barriuso - e retrata o professor universitário de literatura russa Malin (Rodrigo Santoro), que atua na ala de um hospital infantil em Havana. Dentro do hospital, o professor auxilia na comunicação entre médicos e crianças que foram vítimas de Chernobyl, acidente nuclear em 1986.
++A Vida Invisível: Filme com Fernanda Montenegro é indicado para representar o Brasil no Oscar 2020
Pelas redes sociais, o Rodrigo comemorou a escolha. "Fazer esse filme foi um dos maiores desafios, em muitos sentidos, que tive na minha jornada até hoje'', escreveu.
Recentemente, o Brasil escolheu A Vida Invisível de Eurídice Gusmão como filme concorrente na corrida do Oscar do ano que vem.
A produção estreou em abril nos cinemas. O Oscar 2020 será no dia 9 de fevereiro, mas a lista de indicados será anunciada apenas em 13 de janeiro do ano que vem. Veja o trailer do filme abaixo: