O diretor espanhol afirmou que recusou o convite e se diz arrependido
O diretor Pedro Almodóvar declarou à revista W Magazine que a sua versão de "O Segredo de Brokeback Mountain" seria diferente daquela realizada por Ang Lee, vencedor do Oscar de Melhor Diretor em 2006 pelo filme.
Almodóvar revelou que recusou o roteiro do filme em 2005: “Fiquei muito triste por não ter dito sim”, lembrou o espanhol. “Triste no sentido de que adorei o conto de Annie Proulx e também o roteiro. Mas eu me conheço e sabia que precisava de muito mais sexo do que eles tinham no filme."
"Mesmo que me dessem garantias de que eles me deixariam fazer o que eu quisesse, a maneira como eu entendia o sexo entre os personagens era quase como um ato de amor animalesco." afirmou Almodóvarsobre a sua versão que nunca aconteceu.
"Eu teria adicionado muitas cenas de sexo, e não acho que eles [os produtores] realmente deixariam. Eu amo o filme de Ang Lee, mas na minha versão, os dois homens não estavam apaixonados – era algo completamente físico."
"O Segredo de Brokeback Mountain" retrata o envolvimento romântico e sexual de dois caubóis do Oeste dos Estados Unidos, entre os anos de 1963 e 1981, vividos pelos atores Jake Gyllenhaal e Heath Ledger.
O filme venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza, em 2005, e foi indicado a 8 categorias no Oscar 2006, vencendo três: Melhor Direção para Ang Lee, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. O longa era considerado o favorito na disputa pelo prêmio de Melhor Filme, mas acabou perdendo para "Crash", gerando grande controvérsia na Academia.