"Pureza" mostra a história real de mulher que inspirou combate ao trabalho escravo no Brasil
No interior do Maranhão, Dona Pureza (Dira Paes) trabalha fabricando tijolos ao lado de seu filho Abel (Matheus Abreu). Em busca de uma vida melhor, o rapaz decide tentar a sorte nos garimpos da Amazônia. Após meses sem receber notícias do filho, Pureza inicia uma jornada incansável para descobrir o seu paradeiro.
Na busca por Abel, Pureza percorre cidades, se embrenha em fazendas e descobre um cruel sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela testemunha o tratamento brutal dispensado aos trabalhadores.
Com muita coragem, ela consegue escapar da fazenda e decide denunciar os fatos às autoridades Federais. Sem credibilidade, e lutando contra um sistema forte e perverso, Pureza retorna à fazenda para registrar provas e pressionar o governo – sem nunca perder de vista a busca por seu filho Abel.
"Pureza" é inspirado na história real de Pureza Lopes Loyola, cuja luta inspirou a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, a primeira ação na História do Brasil destinada a combater o trabalho escravo em todo o território nacional.
Dirigido por Renato Barbieri ("Cora Coralina: Todas as Vidas"), o filme passou por diversos festivais internacionais no Panamá, Itália, Estados Unidos, acumulando 28 prêmios, e estreia nos cinemas nacionais em 19 de maio.
Para saber mais detalhes das filmagens de "Pureza", acesse aqui.
Confira imagens exclusivas dos bastidores da produção:
Mariana Nunes (direita) interpreta uma auditora fiscal do trabalho que convence Pureza a ir a Brasília denunciar as atrocidades que viu numa fazenda no interior do Pará. Claudio Barros (centro) interpreta o Padre que acompanha Pureza em vários momentos de sua jornada.
Dira Paes é Pureza.
Cena rodada em um gabinete em Brasília, o diretor Renato Barbieri aparece em destaque. Foi utilizada a mesa real em que foi assinada a Lei Áurea. Na cena da ficção está sendo assinada a criação do Grupo Móvel de combate à escravidão dos trabalhadores.
Dira Paes assiste uma cena junto com Dona Pureza no set de filmagem.
Flavio Bauraqui como o capataz da Fazenda que pratica trabalho análogo à escravidão.
Marcus Ligocki, Dira Paes, Suzana, filha de Dona Pureza, Dona Pureza e o diretor Renato Barbieri. Dia em que Dona Pureza visitou o set de filmagem.
Matheus Abreu interpreta o filho Abel que desaparece ao sair de casa em busca de melhores condições de trabalho. Ele se torna uma vítima de trabalho análogo à escravidão.
+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!