Incidente aconteceu um ano antes do lançamento de “Toy Story 2” e poderia ter mudado completamente o rumo da franquia
"Toy Story" é uma franquia de sucesso mundial com seus filmes, curtas e spin-offs. A saga acompanha o mundo dos brinquedos apresentando o cowboy Woody, o astronauta Buzz e seus amigos em aventuras divertidas e inesquecíveis, que marcaram a infância de muitos.
Mas você já parou para pensar em como seria se alguma dessas histórias simplesmente sumisse do mapa? Isso quase aconteceu em 1998, quando um ex-funcionário da Pixar excluiu praticamente todos os arquivos de “Toy Story 2” do estúdio. O relato foi compartilhado há quase dez anos, mas ainda impressiona os fãs da animação.
Segundo o co-fundador da Pixar, Ed Catmull, o segundo filme foi uma das maiores dores de cabeça desde o começo. Enquanto John Lasseter, diretor da animação, havia lançado “Toy Story” (1995) e “Vida de Inseto” (1998), o que ocasionou um cansaço, a equipe de criadores também atravessava uma crise criativa que dificultava o desenvolvimento de histórias.
As coisas ficaram ainda mais tensas quando um dos funcionários da Pixar, na época, acionou um comando que excluía todos os arquivos onde o filme estava armazenado. Os itens deletados incluíam cenários, animação de personagens e até mesmo cenas prontas. A equipe entrou ainda mais em desespero, pois para seu azar, o sistema de backup também não estava funcionando, e isso poderia significar mais um ano de produção, além de gastos para um novo investimento que custaria milhares ou até milhões de dólares.
Após a equipe ver todo o trabalho e esforço irem por água abaixo, Galyn Susman, que trabalhava como supervisora de direção técnica do filme, salvou o dia graças à sua insistência em continuar trabalhando durante sua licença-maternidade. Susman deu à luz ao seu segundo filho, e bateu o pé afirmando que levaria uma cópia da produção para sua casa, o que garantiu a recuperação quase que integral do projeto salvo.
A história foi contada no livro de Catmull, entitulado “Creativity Inc.”, onde o autor completa o relato afirmando que ao buscarem o computador na casa de Galyn, enrolaram o dispositivo em diversos cobertores para um transporte seguro e para que nada de errado acontecesse novamente, afinal, aquela era a última cópia de “Toy Story 2”. Apesar do backup não ter todo o conteúdo perdido, já foi suficiente para desenvolver e continuar trabalhando na animação.
Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!
- "Pearl"
- "Pânico 6"
- "John Wick 4: Baba Yaga"
- "Air: A História por trás do Logo"
- "Super Mario Bros. O Filme"
- "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes"
- "Guardiões da Galáxia: Volume 3"
- "Velozes & Furiosos 10"
- "A Pequena Sereia"
- "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso"
- "Indiana Jones e a Relíquia do Destino"
- "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1"
- "Barbie"
- "Oppenheimer"
- "Besouro Azul"
- "Fale Comigo"
- "Retratos Fantasmas"
- "Gran Turismo: De Jogador a Corredor"
- "As Tartarugas Ninja: Caos Mutante"
- "A Freira 2"