Novo vídeo da rainha do pop faz referência ao ataque armado à boate Pulse, em Orlando, em 2016
A rainha do pop Madonna divulgou nesta quarta-feira (26) o seu mais novo clipe, para a música God Control, presente no seu recém-lançado álbum, Madame X.
O clipe é uma grande crítica ao porte de armas e faz referência ao ataque armado à boate Pulse, em Orlando, nos EUA, em 2016, quando um atirador matou 49 pessoas num ato de homofobia.
"A música é chamada God Control e é sobre o controle de armas, que é algo que eu tenho muitos sentimentos a respeito", declarou Madonna em suas redes sociais.
No vídeo, Madonna aparece dançando numa boate, num clima que remete aos anos 1970. Ela própria já havia declarado, anteriormente, que o cenário é baseado no famoso clube Studio 54, de Nova York, o primeiro que ela visitou ao se mudar para a cidade naquela década.
A cantora, porém, é atingida por um vários tiros no clipe, disparados por um homem armado, que invade a pista de dança e ataca a todos que estão dançando. "É irônico, porque nós costumávamos frequentar lugares como boates para nos divertir juntos, sermos livres", comenta a cantora sobre o vídeo. "Agora, mesmo esses lugares não são mais seguros."
O clipe segue o que já está na composição da canção, segundo Madonna. "A ideia da música é que eu estou falando sobre algo que é muito sério, mas a música é Disco."
Dirigido por Jonas Åkerlund, o mesmo de outro clipe polêmico de Madonna, American Life, o vídeo tem cenários e figurinos nos anos 1970 mesclados com imagens atuais de vários protestos contra ataques violentos com armas nos EUA.
Assim como American Life, aliás, o clipe de God Control é gráfico. Antes do vídeo começar, surge um anúncio na tela: "A história que você vai ver é perturbante. Mostra cenas gráficas de violência com armas. Mas que estão acontecendo todos os dias."
Junto ao vídeo, no YouTube, Madonna divulgou acessos para uma série de instituições que lutam contra a violência armada, inclusive uma fundação criada após o ataque à Pulse. "A violência com armas desproporcionalmente afeta crianças, adolescentes e comunidades marginalizadas. Em memória das vítimas, nós exigimos o controle de armas. Agora", diz a mensagem da cantora. "Voluntarie-se, se levante, doe, vá atrás."
Madonna será, neste domingo (30), a principal atração musical da Parada do Orgulho LGBTQ+ de Nova York, que terá também a brasileira Pabllo Vittar.
++ 'Madame X' é o nono álbum da Madonna a atingir o topo da parada da Billboard
God Control, faixa de número três do disco Madame X, lançado no dia 14 de junho, já é a quinta canção do álbum a ganhar um clipe. Confira, abaixo, o vídeo: