Criada por Jeff Pope, a série tem elenco liderado por Edison Alcaide, que interpretará o brasileiro Jean
Publicado em 17/04/2025, às 13h30
Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto Por Engano, série do Disney+ sobre o brasileiro assassinado durante um atentado em Londres, teve seu primeiro trailer divulgado pelo streaming.
A série chega vinte anos após o assassinado do brasileiro e uma variedade de documentários que dissecaram o caso. Vale lembrar que a história do brasileiro já foi adaptada para os cinemas em 2009, no drama Jean Charles, de Henrique Goldman. Na época, o papel do protagonista ficou com Selton Mello (Ainda Estou Aqui).
Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto Por Engano é centrado nos eventos que cercam o trágico assassinato do inocente brasileiro Jean Charles de Menezes (Edison Alcaide), após ele ser confundido com um terrorista. Narrado a partir dos diferentes pontos de vista dos envolvidos, a série analisa como a memória – tanto a exata quanto a alterada – podem se transformar em fato e moldar a nossa compreensão da verdade.
O trailer nos leva há quase vinte anos atrás, quando Londres se recupera dos devastadores atentados suicidas com bombas de 7 de julho de 2005 e o então Comissário da Polícia Metropolitana, Sir Ian Blair (Conleth Hill) inicia uma operação antiterrorismo em grande escala para evitar novos ataques, com o Comissário Assistente Andy Hayman (Max Beesley) liderando a investigação sobre os atentados ao lado de Brian Paddick (Russell Tovey), um dos Comissários Assistentes Adjuntos de Blair. Sem o conhecimento deles, outra célula terrorista planeja um ataque que pode se igualar à devastação de 7 de julho.
Este segundo grupo de ataques planejados fracassa, desencadeando uma das maiores buscas do Reino Unido e provocando uma operação de vigilância secreta comandada por Cressida Dick (Emily Mortimer). À medida que a tensão e a incerteza crescem em todo o país, uma série de eventos extraordinários se desenrola, e as ações da Polícia Metropolitana levam a um erro crítico de identificação.
Jean Charles de Menezes, um inocente jovem eletricista brasileiro que estava a caminho do trabalho, é confundido com um terrorista e morto a tiros na estação de Stockwell. Após esses trágicos acontecimentos, a secretária da Comissão Independente de Reclamações Policiais, Lana Vandenberghe (Laura Aikman), toma a decisão que mudará sua vida: revelar a verdade. O que se segue é uma luta de uma família por justiça e respostas, e a longa batalha para trazer clareza a uma situação que é obscurecida pela confusão e pelo silêncio.
Criada por Jeff Pope, a série tem elenco liderado pelo estreante Edison Alcaide, que interpretará Jean. Além dele, o elenco conta com Emily Mortimer (Paddington: Uma Aventura na Floresta) como Cressida Dick, então chefe de operações da Polícia Metropolitana, e Conleth Hill (Game of Thrones) como Sir Ian Blair, o comissário responsável pela força à época.
O elenco também inclui Russell Tovey (Feud: Capote vs. The Swans), Max Beesley (Sequestro no Ar), Daniel Mays (Rogue), Laura Aikman (The Job Lot) e Alex Jennings (The Crown).
“Esta é uma história incrivelmente importante de se contar, e temos um elenco de peso que nos ajudará a examinar os eventos que levaram ao trágico assassinato do inocente Jean Charles de Menezes", disse o criador Jeff Pope (via Deadline).
"Ele era apenas um viajante que foi seguido por quase uma hora com as autoridades falhando em identificá-lo, antes de ser morto a tiros em um trem lotado, deixando à família o trabalho de jogar luz sobre os erros críticos que levaram a esta tragédia devastadora”, concluiu.
Pope é roteirista da série, que terá Kwadjo Dajan como produtor e Paul Andrew Williams na direção. O trio também trabalhará na produção executiva.
A série tem estreia marcada com todos os episódios disponíveis no Disney+ em 30 de abril. Assista ao trailer:
LEIA TAMBÉM: Kaitlin Olson, a Morgan de Uma Mente Excepcional, retorna para a 2ª temporada?
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)