Em entrevista ao CineBuzz, Sharmeen Obaid-Chinoy falou sobre como adaptou a sua cidade natal, Carachi, no Paquistão, para o Universo Cinematográfico da Marvel
Henrique Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 06/07/2022, às 12h30 - Atualizado em 07/07/2022, às 15h00
"Ms. Marvel" está quase chegando ao fim e, durante os dois últimos capítulos da nova série do Universo Cinematográfico da Marvel, acompanhamos a jornada de Kamala Khan (Iman Vellani) para descobrir mais informações sobre o seu passado e a origem de seus recém-descobertos poderes.
Para isso, a garota viajou para Carachi, no Paquistão, de onde a sua família se mudou para os Estados Unidos. Além de Kamala, a cidade também abriga as raízes da cineasta e vencedora de duas estatuetas do Oscar Sharmeen Obaid-Chinoy, que foi escolhida para contar essa parte da história. Em entrevista ao CineBuzz, ela nos conta o que a fez se interessar pelo projeto em primeiro lugar:
"'Ms. Marvel' é uma história tão importante, porque é sobre uma família de imigrantes em Nova Jérsei, os seus desafios e relacionamentos, e eles nos introduzem a uma cultura e pessoas que nós normalmente não vemos retratadas nas produções. Em suas aventuras, em suas conversas, você aprende a se apaixonar por eles e a sua definição de super-heróis muda", afirma. "Eu achei muito importante para mim, como contadora de histórias, fazer parte do time que faz essa história, que tira a Kamala dos quadrinhos e coloca vida nela."
Com uma carreira pautada, em sua maioria, em documentários, apesar de já ter trafegado por outros gêneros, a cineasta não se sentiu intimidada por comandar uma produção da Marvel: "O coração da história de 'Ms. Marvel' é a família. Essa é uma história que eu já contei várias vezes. Porém, para contar essa história dentro do universo da Marvel, eu queria criar um mundo para isso e a Marvel me deu as ferramentas para isso", declara Sharmeen.
Ainda assim, ela admite que foi uma experiência inédita em sua carreira: "É diferente quando você vai de dirigir uma pequena equipe em um documentário para dirigir centenas de pessoas, mas eu diria que história é sobre relacionamentos e é disso que estamos falando aqui", acrescenta.
A experiência também foi bastante particular para Sharmeen, já que a história dos quarto e quinto episódios se passam na cidade em que a cineasta nasceu, o que a permitiu adaptá-la como bem entendesse à história. No entanto, ela quis levar o público para o local e o manteve a cidade exatamente como a conhecia:
"Carachi é minha cidade natal, eu ando nas ruas o tempo todo, e eu queria que a vibração da cidade, os sons, as cores, os murais, os trabalhos artísticos, os ônibus acelerando realmente brilhassem. Eu queria imergir Kamala em Carachi e, através de seus olhos, levar a audiência para essa grande aventura", conta.
E tudo foi pensado para funcionar nos menores detalhes: "Pela forma como ela experimenta a comida, como ela anda pelas ruas e ela faz compras. Ela encontra pessoas que explicam direções para ela que são confusas e ela, mais ou menos, começa a entender que é a cidade é a cidade de sua mãe e abriga o relacionamento com a sua avó", continua. "Eu acho que muitas faces de Carachi apareceram: restaurantes chineses em que eu cresci comendo, a praia, a estação de trem... Tudo isso eu quis incluir em seu mundo."
E Sharmeen ainda revelou que as cenas de ações vistas na série não são tão incomuns na cidade onde nasceu: "Carachi é conhecida por suas perseguições, então quando estávamos pensando em colocar Kamala no centro disso, nas ruas, nós pensamos em usar os veículos para contar a história", afirma.
"Nós queríamos que parecesse urgente, queríamos que você visse os tecidos pelos quais ela passa, como é uma família em uma moto com seis pessoas sentadas nela", acrescenta Sharmeen. "Acho que, para nós, foi importante fazê-la correr pelas ruas de Carachi e incluir o público nessa perseguição."
"Ms. Marvel" apresenta a história de Kamala Khan, uma adolescente de origem muçulmana, que é fascinada por super-heróis, especialmente a Capitã Marvel. Um dia, quando usa um bracelete dado por sua avó, acaba descobrindo ter o poder de esticar o seu corpo através de projeções cósmicas, o que transforma em uma super-heroína. No entanto, isso chama a atenção de pessoas poderosas, que pretendem usar a joia para retornar ao seu lar, custe o que custar.
A série está disponível na íntegra, em seis episódios, no Disney+. Em breve, Iman Vellani volta a viver Kamala Khan em "As Marvels", segundo filme da Capitã Marvel, que estreia nos cinemas em 27 de julho de 2023. Teyonah Parris, que foi apresentada como Monica Rambeau em "WandaVision", também estará no longa.
Para qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?
- "Eu Sou Groot": 10 de agosto de 2022 no Disney+
- "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis": 17 de agosto de 2022 no Disney+
- "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre": 10 de novembro de 2022 nos cinemas
- "Guardiões da Galáxia: Especial de Natal" (Dezembro no Disney+)
- "What If...?" - 2ª Temporada: Início de 2023 no Disney+
- "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania": 16 de fevereiro de 2023 nos cinemas
- "Invasão Secreta": Entre março e junho de 2023 no Disney+
- Guardiões da Galáxia: Volume 3": 4 de maio de 2023 nos cinemas
- "Echo": Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
- "As Marvels" (16 de fevereiro de 2023 nos cinemas)
- "Loki" - 2ª Temporada: Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
- "Blade": 2 de novembro de 2023 nos cinemas
- "Ironheart": Entre setembro e novembro de 2023 no Disney+
- "Agatha: Coven of Chaos": Fim de 2023/Início de 2024 no Disney+
- "Daredevil: Born Again": Entre março e junho de 2024 no Disney+
- "Capitão América: Nova Ordem Mundial": 2 de maio de 2024 nos cinemas
- "Thunderbolts": 25 de julho de 2024 nos cinemas
- "Quarteto Fantástico": 7 de novembro de 2024 nos cinemas
- "Vingadores: A Dinastia Kang": 1º de maio de 2025 nos cinemas
- "Vingadores: Guerras Secretas": 6 de novembro de 2025 nos cinemas
+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!