Harry Potter: 8 diferenças entre o primeiro livro e filme da saga que conquistou o coração do público
Baseado no livro de JK Rowling, a saga de Harry Potter é o sucesso da década
Vitória Araújo Publicado em 30/07/2021, às 18h15 - Atualizado em 20/05/2022, às 20h00
Lançado no Reino Unido em 23 de novembro de 2001, o filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” inaugurou a maior franquia cinematográfica da década. A produção foi baseada na série de livros de J. K. Rowling, com sete romances publicados entre 1998 e 2007 e que marcaram a literatura contemporânea. Dez anos depois, em julho de 2011, o filme “As Relíquias da Morte: Parte 2” fechava uma das sagas mais importantes das telonas com chave de ouro.
E se você é um verdadeiro potterhead, sabe que amanhã, dia 31 de julho, é celebrado o aniversário de 41 anos de Harry Potter, o bruxo mais famoso do mundo! Em comemoração à data especial e aos 20 anos de lançamento do primeiro filme no ano de 2021, selecionamos 8 das principais diferenças entre os filmes e livros para você conferir e matar a saudade! Olha só:
Em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, Harry, Rony e Hermione precisam cumprir algumas tarefas para chegar até o professor Quirrell, que está guardando a Pedra Filosofal. Juntos, os garotos precisam enfrentar Fofo, um cão de três cabeças que esconde um alçapão, uma perigosa planta chamada Visgo do Diabo, lutar contra chaves voadoras e vencer um jogo de Xadrez Bruxo. Porém, um dos desafios retratados na obra escrita foi cortado do filme. Trata-se do Enigma das Poções deixado pelo professor Snape, no qual o trio deveria encontrar o vidro de bebida correto dentre as 7 opções disponíveis - que incluíam alguns venenos. Mais uma vez, Hermione mostrou toda a sua inteligência resolvendo a charada de maneira lógica - e super rápida.
O famoso Chapéu Seletor é o responsável por escolher a casa de cada um dos alunos de Hogwarts. Nos livros, ele canta uma canção que resume um pouco das principais características de cada casa da escola. Em um trecho da música, ele diz: “Não há nada escondido em sua cabeça que o Chapéu Seletor não consiga ver. Por isso é só me pôr na cabeça que vou dizer em que casa de Hogwarts deverá ficar”.
No filme, a primeira ida de Harry à estação 9 ¾, em King 's Cross, acontece logo depois de sua visita ao Beco Diagonal com Hagrid. Já no livro, o garoto ainda volta para a casa de seus tios, Dursleys, após descobrir que é um bruxo.
No filme, quando Harry está prestes a completar 11 anos, ele faz a contagem olhando para o relógio de Duda enquanto está deitado tentando dormir. A cena é um pouco diferente nos livros: Harry faz um bolo imaginário, escrevendo com a sujeira que está no chão.
Nos filmes da franquia, vários jogos de quadribol foram cortados das filmagens - como uma partida entre Grifinória e Lufa-Lufa em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Isso aconteceu porque os livros narram todos os jogos que aconteceram durante os anos, enquanto nos filmes não havia tanto tempo disponível.
Segundo Dumbledore, o Espelho de Ojesed (ou Espelho dos Desejos, já que a última palavra está escrita ao contrário), retrata o mais profundo desejo no coração da pessoa que olha para ele. No livro, Harry se vê no espelho cercado não apenas pelos seus pais, mas por seus avós e outros membros de sua família.
Você se lembra de Norbert, o pequeno dragão norueguês que Hagrid cria em segredo na sua cabana? Quando Malfoy flagra o animal, Harry, Hermione e Neville logo criam um plano para entregar o dragão a Charlie Weasley (irmão mais velho de Ron) que estudava em uma colônia de dragões na Romênia. Ron, que estava na ala hospitalar se recuperando de uma mordida de Norbert, não esteve presente na cena do livro. Já no filme, o responsável por levar a criatura para um local seguro é Dumbledore, acabando com provas que poderiam causar problemas para Hagrid.
Por fim, uma das maiores mudanças no filme é a ausência de Pirraça (Peeves), o famoso Poltergeist que vive pelo castelo e garante vários momentos marcantes nas obras escritas. O curioso é que algumas cenas chegaram a ser gravadas com o comediante Rik Mayall para os cinemas, mas foram cortadas após três semanas de filmagens.
E aí, gostou das adaptações? Selecionamos alguns produtos disponíveis na Amazon para você relembrar essa série literária. Não perca a chance de garantir seus itens favoritos do bruxinho no site da Amazon, não vão faltar opções para você se presentear! Confira:
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Cinebuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade