CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Vitrine / Influenciadores

Influenciadores digitais: a profissão do agora

Ícones teens bombam nas redes sociais e faturam milhões de reais com vídeos dançando e dublando

Redação Publicado em 26/04/2021, às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ícones teens bombam nas redes sociais - Alexandra Koch
Ícones teens bombam nas redes sociais - Alexandra Koch
Com a força das redes, pessoas com um público envolvido e fiel conseguem exercer uma grande influência, podendo até afetar nas escolhas de seus seguidores. Respeitados e animados, os influenciadores digitais fazem com que momentos do cotidiano se transformem em coisas altamente compartilháveis. Produtos que são usados por eles, logo em seguida disparam nas vendas, por exemplo. Para ser uma boa celebridade da internet basta chamar a atenção da audiência, ter um conteúdo atrativo e buscar pelo engajamento.
A tendência de hoje em dia é acompanhar pessoas que vivem da mesma forma que nós vivemos. Amamos e seguimos esses produtores de conteúdo justamente por eles se parecerem tanto conosco, a diferença é que vemos neles coisas que idolatramos também.
Quando possuem um engajamento bacana, os digital influencers passam a ser procurados por agências de marketing. Com um toque pessoal, e de forma muito natural, eles divulgam produtos e empresas, atraindo muitos compradores. Esses famosos “do povo”, atualmente, movimentam uma indústria bilionária. O valor que cada criador de conteúdo ganha é um mistério. Os lucros variam e podem chegar na casa dos milhões, mas tudo depende do quão conhecida a pessoa é, e o quão rentável será o retorno em vendas para o contratante.
Falando assim, parece fácil: gravar conteúdo que se relacione com o cotidiano e ganhar milhões por isso. Porém, é importante ressaltar que não é tão simples quanto parece. Com tantas redes sociais, essas celebridades costumam produzir conteúdos diferentes para cada uma delas, estudando as tendências e usando-as a seu favor. Mas, com tantos perfis em lugares diferentes, muitas vezes as publicações ficam perdidas, por isso é importante saber qual aplicativo está bombando mais.
De acordo com pesquisa publicada pelo time de conteúdo do site de roleta online Betway, a rede social vista como obrigatória é o TikTok. A plataforma ficou muito popular entre a geração Z, portanto possui um público bem jovem. O conteúdo é simples, com vídeos de no máximo 1 minuto, mas o sucesso é grande: o aplicativo possui mais de 1 bilhão de downloads no sistema Android.
Para Pequena Lo, influencer do TikTok que possui mais de 4 milhões de seguidores, “ele [o app] ainda está crescendo muito e as pessoas que estão lá estão começando a ser reconhecidas agora. Há muitas atualizações também, então acredito que a tendência seja ficar ainda maior”, conta ela em entrevista a Betway. 
A psicóloga é a prova viva de que criar conteúdo é um caminho viável quando se estuda bem o que está viralizando. Segundo ela, depois que ela viu alguns vídeos bombando na internet, ela começou a fazer também. "Ser influencer se tornou o meu trabalho oficial — e eu amo fazer”, explica.
Para além do TikTok, outros ícones teens que quebraram a rede são Anitta e Maisa. Anitta é a maior estrela do pop nacional, porém, compor não é tudo o que ela faz. Com muito bom humor, a cantora sempre dá as caras no Instagram e no Twitter, onde possui milhões de seguidores, que amam acompanhar a sua carreira e vida pessoal.  
Maisa, por sua vez, se tornou a jovem mais querida do Brasil. Mesmo tendo passado por filmes e programas de TV, grande parte de seu público passou a acompanhá-la apenas pelo conteúdo que ela compartilha. Com uma imagem de garota simples, a influencer compartilha tuítes hilários sobre problemas do dia a dia. 
Seja qual for a rede social, o ensinamento que fica é que a dedicação é o que conta. Claro que é importante acompanhar e estudar quais são as melhores tendências e o que está viralizando no momento. Mas, no fim, o que conta é ser você mesmo, é fazer com que os outros se encantem com o conteúdo que você está disposto a fazer.