Joaquin Phoenix e Renée Zellweger foram eleitos os melhores do ano nas categorias de atuação
A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas transmitiu na noite deste domingo (9) a cerimônia da maior noite do cinema: o Oscar.
A premiação foi marcada por discursos sobre a falta de mulheres e pessoas negras entre os indicados. Ainda no tapete vermelho, Natalie Portman, por exemplo, usou um vestido com o nome de diretoras que foram ignoradas pela Academia como forma de protesto
Já no discurso de abertura da cerimônia, os apresentadores fizeram um monólogo provocativo sobre o tema. "Em 1929 nenhum negro foi indicado. E agora em 2020 indicaram... 1!", disse Steve Martin. "Grande avanço!", respondeu Chris Rock.
Janelle Monae também abriu a premiação com uma apresentação dançante e colocou os indicados para cantar. Ela ainda falou sobre a importância de ter uma mulher negra abrindo uma cerimônia do Oscar.
No entanto, a grande surpresa e destaque deste domingo foi o diretor sul-coreano Boon Joon Ho, de Parasita.
Ele subiu no palco do Oscar 4 vezes para receber os prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e Melhor Filme. Vale destacar que ele era favorito absoluto apenas na segunda categoria.
Com as vitórias, o cineasta desbancou nomes já consagrados do cinema, como Martin Scorsese e Quentin Tarantino, além do favorito Sam Mendes.
O filme intrigante de Boon Joon Ho fez história no Oscar como o primeiro longa internacional a vencer a principal categoria da premiação.
Nas categorias principais de atuação, Joaquin Phoenix e Renée Zellweger foram os vencedores, confirmando o favoritismo nessa temporada de premiações.
Phoenix repetiu o que fez anteriormente em outras premiações e aproveitou seu espaço para falar sobre uma causa que ele acredita: o veganismo. Zellweger, por outro lado, fez um discurso emocionado e revelou ser uma honra ter concorrido ao lado de Scarlett Johansson, Cynthia Erivo, Charlize Theron e Saiorse Ronan - que também estavam na disputa. Como coadjuvantes, os favoritos Brad Pitt e Laura Dern saíram como vencedores.
A representante brasileira no Oscar Petra Costa não levou a melhor na categoria Melhor Documentário. O prêmio foi entregue para o favorito da noite: Indústria Americana. O documentário contou com a produção executiva do casal Barack e Michelle Obama .
Indústria Americana era o grande favorito para a vitória, ao lado de Honeyland. Na noite anterior, durante o Spirit Awards, o documentário dos Obama bateu a produção da Macedônia do Norte e deixou mais certo o caminho para Julia Reichert e Steven Bognar, diretores da produção, colocarem as mãos na estatueta mais cobiçada do cinema.
+ Leia mais: Relembre as apresentações musicais mais icônicas da história do Oscar
Ainda, uma das primeiras surpresas da noite foi a vitória do filme Ford vs Ferrari como Melhor Edição de Som. O favoritismo era para o filme de guerra 1917. Ao final, o longa de James Mangold encerrou o Oscar com duas estatuetas: Melhor Edição de Som e Melhor Montagem.
A produção de Sam Mendes, que chegou na cerimônia como favorita da Academia, finalizou a noite com 3 estatuetas: Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.
+ Leia mais: Oscars So White, Time's Up e outros movimentos que mudaram a cara do Oscar
O Escândalo, filme que transformou Charlize Theron em Megyn Kelly, venceu a categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem, que também era o favorito para a categoria.
Para a produção, o maquiador Kazu Hiro usou algumas técnicas inusitadas para mudar a aparência da atriz. De acordo com ele, a pré-produção durou mais ou menos um mês e meio. Ele fez um molde tridimensional de Theron e depois analisou imagens da atriz e da repórter Kelly para observar os traços mais marcantes e as diferenças entre elas. Para transformar Charlize, o profissional usou próteses em em seu maxilar, pálpebras e nariz.
Coringa, que concorria em 11 categorias, finalizou a noite com duas vitórias: Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora Original
+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.