Nesta edição, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, disputa três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres
Publicado em 25/02/2025, às 11h15 - Atualizado às 12h06
A 97ª edição do Oscar acontece no próximo domingo (2) de março e pode se tornar histórica para o Brasil. Isso porque Ainda Estou Aqui, longa de Walter Salles (Central do Brasil), pode sair vencedor em uma ou mais das três indicações que conquistou: Melhor Filme, principal honraria, e Melhor Atriz para Fernanda Torres (Tapas & Beijos).
A chance do Brasil vencer o Oscar pela primeira vez é tão grande que até mesmo o Carnaval se preparou para a possibilidade. Segundo Gabriel David, presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), o evento será transmitido para o público no Sambódromo. Saiba tudo sobre a premiação a seguir:
Cynthia Erivo e Ariana Grande, protagonistas de Wicked, vão performar no Oscar 2025. A Academia confirmou que as intérpretes de Elphaba e Glinda no musical vão se apresentar ao vivo na abertura. Além da dupla, Queen Latifah, Doja Cat, LISA e RAYE também farão performances no palco da premiação.
Este ano, os vencedores das estatuetas serão anunciados por Joe Alwyn (O Brutalista), Sterling K. Brown (Ficção Americana), Willem Dafoe (Pobres Criaturas), Ana de Armas (John Wick: Bailarina), Lily-Rose Depp (Nosferatu), Selena Gomez (Emilia Pérez), Goldie Hawn (A Morte lhe Cai Bem), Connie Nielsen (Gladiador 2), Ben Stiller (Ruptura) e Oprah Winfrey (Batalhão 6888).
Entre as atuações, como é de praxe da premiação, o Melhor Ator do ano anterior entrega o careca dourado para a Melhor Atriz do ano seguinte. Com isso, caso vença a categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) poderá receber a honraria das mãos de Cillian Murphy (Oppenheimer), vencedor em 2024.
Da'Vine Joy Randolph, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Os Rejeitados, irá entregar o prêmio para o vencedor em Melhor Ator Coadjuvante; Robert Downey Jr., vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Oppenheimer, irá entregar o prêmio para a vencedora na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, e Emma Stone, Melhor Atriz por Pobres Criaturas, irá entregar a estatua para o vencedor de Melhor Ator.
Sim, Karla Sofía Gascón, que está indicada ao Oscar de Melhor Atriz, planeja marcar presença na 97ª cerimônia de entrega das estatuetas, que acontece neste domingo, 2 de março.
De acordo com informações da Variety, os detalhes sobre a participação da artista na premiação ainda estão sendo definidos, incluindo se ela passará pelo tapete vermelho, dará entrevistas ou se sentará ao lado do elenco de Emília Perez.
Vale lembrar que Karla Sofía Gascón se envolveu em uma grande polêmica após resgatarem suas antigas postagens no X, antigo Twitter, com críticas a minorias, George Floyd e diversidade.
No Brasil, a 97ª cerimônia do Oscar será exibida pela TNT e a Max no dia 2 de março, a partir das 21h (pelo horário de Brasília), com apresentação de Ana Furtado, que assume o posto pelo terceiro ano consecutivo.
Além disso, a Globo, que abriu mão dos direitos de exibição do Oscar há alguns anos, confirmou que irá transmitir a cerimônia deste ano, devido às indicações de Ainda Estou Aqui, na TV aberta.
LEIA TAMBÉM: Sabia que Walter Salles, de Ainda Estou Aqui, já teve filme desqualificado do Oscar?
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)