A 97ª cerimônia da maior premiação do cinema está marcada para acontecer no dia 2 de março, em Los Angeles, na Califórnia (EUA)
Publicado em 11/02/2025, às 13h45 - Atualizado em 18/02/2025, às 07h00
Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsáveis por eleger os vencedores da maior premiação do cinema, têm até esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, para escolher quem leva as estatuetas na 97ª edição do Oscar.
Em 2025, o Brasil concorre com Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz para Fernanda Torres (Tapas & Beijos), e Melhor Filme. A seguir, entenda como funciona a votação:
Todos os membros ativos da Academia — cerca de dez mil — escolhem os vencedores em todas as 23 categorias. O sistema é simples: vence quem obtiver o maior número de votos. Os votos são enviados online, e a apuração é realizada pela PricewaterhouseCoopers, responsável também pelos envelopes da premiação. Porém, para Melhor Filme, a situação é diferente.
Neste caso, os membros classificam os dez indicados em ordem de preferência. O filme que aparecer em primeiro lugar em, pelo menos, 50% das listas é eleito o vencedor. Caso nenhum dos filmes consiga a porcentagem, aquele que teve o menor número de votos é eliminado da disputa e tem os votos redistribuídos seguindo as escolhas dos votantes para a segunda colocação e assim sucessivamente.
Após a apuração, dois sócios da auditoria PricewaterhouseCoopers ficam com as maletas com os envelopes da premiação, que serão abertos apenas durante a cerimônia, que acontece no próximo dia 2 de março no Kodak Theatre, em Los Angeles, na Califórnia (EUA).
No Brasil, a 97ª cerimônia do Oscar será exibida pela TNT e a Max no dia 2 de março, a partir das 21h (pelo horário de Brasília), com apresentação de Ana Furtado, que assume o posto pelo terceiro ano consecutivo, mesmo após críticas ao seu desempenho nos últimos anos.
Além disso, a Globo, que abriu mão dos direitos de exibição do Oscar há alguns anos, confirmou que irá transmitir a cerimônia deste ano devido às indicações de Ainda Estou Aqui, um produção original do Globoplay, serviço de streaming da empresa. Confira o anúncio:
Ver essa foto no Instagram
LEIA TAMBÉM: Anora vence Sindicato dos Produtores e dos Diretores e desponta como favorito ao Oscar
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)