Vencedora do Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Anora, Madison já se destacou em outras produções não só no cinema, como também na TV
Publicado em 25/03/2025, às 12h00
Mikey Madison, vencedora do Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Anorana 97ª edição do Oscar, celebra 26 anos nesta terça-feira (25). Uma das mais jovens vencedoras da categoria já se destacou em algumas produções não só no cinema, como também na TV. Separamos 5 delas. Confira a seguir:
Mikey Madison é coadjuvante em Era uma Vez em... Hollywood (2019), dirigido por Quentin Tarantino, mesmo assim, seu papel lhe deu reconhecimento internacional. O próprio diretor Sean Baker (Anora) assumiu isso ao receber a estatueta de Melhor Diretor, agradecendo diretamente a Tarantino por ter lançado a atriz.
Em uma exibição de Anora no Barbican Centre, em Londres, Sean Baker relembrou que a primeira vez que viu um trabalho de Mikey Madison foi justamente em Era uma Vez em... Hollywood.
"Eu a vi em Era uma Vez em... Hollywood e acho que ela rouba os últimos 15 minutos do filme," declarou o cineasta. "E também como ela é apresentada sendo uma das garotas [de Charles] Manson. Quando ela entra em casa e Brad Pitt joga uma lata de comida de cachorro na cara dela e então ela vai para a piscina e é queimada por Leonardo DiCaprio, essa foi uma ótima primeira impressão para mim porque eu não a conhecia da série [de drama] Better Things."
Podemos dizer que o primeiro papel de destaque de Mikey Madison foi na série Better Things, disponível atualmente no Disney+ com suas 5 temporadas completas. Estrelada por Pamela Adlon, a série de comédia acompanha a vida de Sam, uma atriz que luta para se estabelecer na carreira e criar suas três filhas, Max (Mikey Madison), Frankie (Hannah Alligood) e Duke (Olivia Edward).
Sam também cuida da mãe Phyllis (Celia Imrie, de Kingdom, Love & Marriage), uma imigrante inglesa que mora do outro lado da rua. Sem medir palavras, Sam enfrenta problemas em seu trabalho e no relacionamento com a família e amigos.
O quinto filme da franquia de terror slasher também deu bastante destaque a Mikey Madison, isso porque ela foi - perdão pelo spoiler, caso ainda não tenha assistido ao filme - um dos assassinos Ghostface. Além disso, sua atuação em Pânico encantou Sean Baker.
"Fui ver Pânico no fim de semana de estreia com minha esposa [Samantha Quan], que é produtora de Anora, e estávamos sentados no cinema e ficou claro para nós," relembrou. "Pânico nem tinha acabado e nós estávamos: 'lá está nossa Ani.'"
"Foi uma combinação dessas duas performances em Pânico antes de ela ser revelada como a assassina, ela também interpreta uma jovem adulta cheia de atrevimento e há muito humor nessa atuação," complementou. "Se você voltar e olhar para isso, é realmente sutil e divertido. Então eu simplesmente soube e me virei para Sam e disse: 'Vamos ligar para o agente dela no segundo em que sairmos do teatro.'"
Na sequência de Pânico, Mikey Madison atuou em um projeto menor no qual ela é River, uma jovem mãe flagrada em uma pequena apreensão de drogas. Forçada a trabalhar para a polícia como uma informante secreta, ela é enviada para uma perigosa operação encoberta que pode lhe custar tudo, até mesmo sua filha. Este é um filme muito pouco conhecido de Mikey Madison e que está disponível na Max para quem quiser conhecê-lo.
Por fim, chegamos a Anora, vencedor de cinco estatuetas no Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz (Mikey Madison), Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Diretor. O longa conta a história de Ani (Madison), uma stripper em Las Vegas, que acaba se apaixonando perdidamente pelo filho de um oligarca russo, e acredita que, ao se casar com o jovem, a sua vida irá mudar para melhor.
LEIA TAMBÉM:Qual será o próximo filme de Mikey Madison, atriz vencedora do Oscar por Anora?
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!