O cineasta estava internado na Clínica São Vicente para se submeter a uma cirurgia, mas teve "complicações cardiocirculatórias" antes do procedimento
Publicado em 14/02/2025, às 12h45
O diretor, produtor e escritor brasileiro Cacá Diegues faleceu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. O cineasta estava internado na Clínica São Vicente para se submeter a uma cirurgia, mas teve "complicações cardiocirculatórias" durante a madrugada, antes do procedimento.
O velório será realizado na sede ABL neste sábado (15), a partir das 11h. Na sequência, ele será cremado em cerimônia privada no Crematório do Caju.
A informação de sua morte foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras, onde ele era imortal. Cacá Diegues foi eleito como ocupante da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2018. Ele assumiu o lugar deixado pelo também cineasta Nelson Pereira dos Santos, de quem era amigo. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Lamentamos profundamente a morte do cineasta e Acadêmico Cacá Diegues, aos 84 anos. [...] Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística ao abordar temas sociais e culturais com sensibilidade. Durante a ditadura militar, viveu no exílio, mas se manteve sempre ativo no debate sobre política, cultura e cinema.
Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió e se mudou para o Rio de Janeiro aos 6 anos. Ele teve dois filhos com a cantora Nara Leão e um com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães, com quem era casado desde 1981. O diretor deixou três netos.
Ele foi um dos fundadores do Cinema Novo e ficou conhecido por filmes como Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980), Veja Esta Canção (1994), Tieta do Agreste (1995) e Deus é Brasileiro (2003), que tem uma continuação em produção.
Lançado em 2003, com Antônio Fagundes e Wagner Moura, Deus é Brasileiro se tornou o segundo maior sucesso comercial do realizador. O longa vendeu 1,6 milhão de ingressos.
Em 2023, vinte anos depois, Cacá começou a filmar a continuação, Deus Ainda é Brasileiro, que está em processo de finalização com previsão de estreia para 2025. Seu último filme lançado comercialmente foi O Grande Circo Místico (2018), exibido no Festival de Cannes.
LEIA TAMBÉM: Ainda Estou Aqui vence quatro categorias do Gold Derby Film Awards 2025
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)