Todos os longas do cineasta japonês citados abaixo estão disponíveis na Netflix
Hoje, 5 de janeiro, é dia de comemorar os 81 anos de um dos maiores e mais celebrados realizadores da atualidade e um ícone do cinema de animação: Hayao Miyazaki, co-fundador do Studio Ghibli, famoso estúdio de animação japonês.
Os filmes Miyazaki frequentemente possuem protagonistas jovens e femininas e exploram temas como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia, além dos conflitos éticos entre ideais naturais e pacíficos em um mundo cada vez mais violento.
Ao todo, Hayao Miyazaki dirigiu 11 longas animados. A seguir, nós listamos oito deles, do melhor para o pior, com base nas avaliações mais altas dos fãs no IMDb, banco de dados de séries, filmes e produções do tipo. Em caso de empate, nós consideramos aquele episódio com o maior número de avaliações. Confira o resultado:
1. A Viagem de Chihiro (nota 8,6 - 710 mil avaliações)
Começando a lista com o filme mais famoso do diretor e também do Studio Ghibli. "A Viagem de Chihiro" venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003 e é, até hoje, a única produção vencedora que não tem o inglês como língua original.
2. Princesa Mononoke (nota 8,4 - 372 mil avaliações)
Dizem que 1999 é um dos melhores anos na história do cinema, e nesse ano, Miyazaki e seu Studio Ghibli lançaram "Princesa Mononoke", uma potente história sobre a relação dos homens com a natureza. Na época de seu lançamento, o filme se tornou uma das maiores bilheterias da história do Japão.
3. O Castelo Animado (nota 8,2 - 367 mil avaliações)
Outro sucesso de bilheteria no mercado japonês e também indicado ao Oscar de Melhor Animação, "O Castelo Animado" é muito celebrado por seus personagens carismáticos, como o feiticeiro Howl, o inofensivo demônio Calcifer, e a protagonista Sophie.
4. Meu Amigo Totoro (nota 8,2 - 318 mil avaliações)
E por falar em carisma, "Meu Amigo Totoro" é, literalmente, a cara do Studio Ghibli, afinal, aparece na logo do estúdio. O filme é uma das histórias mais singelas e sensíveis escritas por Miyazaki e conta a história de duas jovens garotas no Japão pós-guerra rural.
5. Nausicaä do Vale do Vento (nota 8,1 - 163 mil avaliações)
Um ano antes da fundação do Studio Ghibli, Miyazaki demonstrava todo o seu talento artístico em "Nausicaä do Vale do Vento", mais um filme que trata da relação da humanidade com a natureza e que possui uma das protagonistas mais fortes na filmografia do diretor.
6. O Castelo no Céu (nota 8,0 - 160 mil avaliações)
Após o sucesso comercial de "Nausicaä do Vale do Vento", Miyazaki, ao lado de Isao Takahata, Yasuyoshi Tokuma e Toshio Suzuki, decidiu fundar o Studio Ghibli e a primeira animação lançada com o selo foi "O Castelo no Céu", uma das mais influentes da história do cinema japonês.
7. O Serviço de Entregas da Kiki (nota 7,9 - 136 mil avaliações)
Os filmes de Miyazaki e do Studio Ghibli frequentemente possuem protagonistas jovens, femininas e de personalidade forte. A jovem bruxa Kiki de "O Serviço de Entregas da Kiki" é uma das mais reconhecidas por isso. Na história, ela sai de casa aos 13 anos para se tornar independente em uma nova cidade.
8. Vidas ao Vento (nota 7,8 - 81 mil avaliações)
Um dos últimos trabalhos de Miyazaki, "Vidas ao Vento" foi lançado em 2013, mesmo ano em que o diretor anunciou sua aposentadoria - da qual ele já saiu para a produção de "How Do You Live?", previsto para 2023.
Outro filme indicado ao Oscar de Melhor Animação, "Vidas ao Vento" é baseado na história de vida de Jiro Horikoshi, projetista de aviões, uma das maiores paixões de Miyazaki que também pode ser vista em "Porco Rosso: O Último Herói Romântico".