O ator perdeu parte de sua voz após ser vítima de um câncer na garganta e ser submetido a uma traqueotomia.
O ator Val Kilmer contou com a ajuda da tecnologia para voltar a interpretar o personagem Tom “Iceman” Kazansky em "Top Gun: Maverick", isso porque, em 2017, o ator teve que fazer uma traqueostomia para tratar um tumor em sua garganta, o que acabou comprometendo sua fala.
Para poder se comunicar, Kilmer usa uma caixa vocal na altura do pescoço mas, mesmo assim, as palavras saem com extrema dificuldade. Por isso, para o filme, uma Inteligência Artificial recriou a voz do ator.
“Eles conseguiram dublá-lo com sua própria voz e isso é incrível. É um feito tão técnico, ser capaz de projetar a voz dele dessa maneira, e não deixa de ser uma extensão dos efeitos especiais contidos no filme”, disse a filha do ator, Mercedes Kilmer, ao jornal The New York Post.
Segundo a revista Fortune, em agosto de 2021, a startup de tecnologia Sonantic, sediada em Londres, juntou-se ao ator para criar uma nova voz totalmente feita com Inteligência Artificial. Mais tarde, a mesma seria utilizada no filme.
"Desde o início, nosso objetivo era fazer um modelo de voz do qual Val se orgulhasse", escreveu John Flynn, CTO e cofundador da empresa de tecnologia num post publicado na época. "Estávamos ansiosos para dar a ele sua voz de volta, fornecendo uma nova ferramenta para quaisquer projetos criativos à frente."
De acordo com a revista, a voz gerada é "totalmente sintética e imita gravações antigas do ator", mas ainda assim, a Sonantic disse que o caso de Kilmer exigia "um pouco mais de trabalho manual".
"No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo", disse Flynn. "Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente."
Em um vídeo postado no YouTube em agosto de 2021, é possível acompanhar como a inteligência artificial conseguiu transformar o conjunto de sons — gravados enquanto o ator ainda estava na ativa — em uma voz com timbre e tom bem próximos da realidade.
Um dos grandes incentivadores do retorno de Val Kilmer ao set de filmagem foi o ator e amigo Tom Cruise. Segundo o produtor Jerry Bruckheimer, o astro quis que a gravação da cena fosse um dia comovente para todos.
"O Tom disse: Temos que ter o Val, temos que tê-lo de volta. Temos que tê-lo no filme”, lembrou Bruckheimer. “Ele era a força motriz. Todos nós o queríamos, mas Tom estava realmente convencido de que, se ele fosse fazer outro 'Top Gun', Val tinha que estar nele”, completou.
+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!