Estrelada por Tatiana Maslany ("Orphan Black"), "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis" estreou no último dia 18 no Disney+
"Mulher-Hulk: Defensora de Heróis" é a nova série do Universo Cinematográfico da Marvel, que chegou ao Disney+ no último dia 18. Com cerca de 30 filmes e séries no catálogo, a franquia já se tornou gigantesca e, apesar de carregar fãs fiéis ao longo desses quase 15 anos, sempre tem espaço para novos admiradores. Mas como acompanhar tudo sem se perder nos diversos lançamentos?
Bom, para quem está vivendo o Universo Marvel desde 2008, quando "Homem de Ferro" foi lançado e deu início a toda essa história, a tarefa se tornou bem fácil ao longo dos anos. Porém, se você está chegando agora, pode começar a acompanhar pela ordem de lançamento, que é divida em fases - atualmente estamos na quarta -, ou pela ordem cronológica, que é bem mais divertida por conta a história da forma que ela foi pretendida, sem que você precise preencher as lacunas ali.
É claro que, eventualmente, você vai acabar se alinhando às produções atuais e começará a assisti-las pela ordem de lançamento, mas há sempre a opção de rever tudo na ordem certinha, não é mesmo? Para ajudar nessa tarefa, confira a ordem cronológica atualizada do Universo Cinematográfico da Marvel:
O primeiro longa na ordem cronológica do Universo Cinematográfico da Marvel é também o filme de estreia do Capitão América, vivido por Chris Evans, na franquia. "Capitão América: O Primeiro Vingador" foi lançado pouco antes da primeira reunião dos Vingadores nos cinemas e conta como um jovem, apaixonado por seu país, decidiu se submeter a um tratamento experimental para se tornar um supersoldado.
Pode até parecer estranho, mas "Capitã Marvel" é o segundo filme na ordem cronológica. O longa, lançado em 2019, mais de dez anos após o início do Universo Marvel nos cinemas, é ambientado nos anos 1990 e conta a história de Carol Danvers (Brie Larson), uma piloto presumidamente morta, que conquistou poderes inacreditáveis após sofrer um acidente.
O longa que, oficialmente, deu início ao Universo Cinematográfico da Marvel foi "Homem de Ferro". Na produção, somos apresentados a Tony Stark (Robert Downey Jr.), um engenheiro bilionário, que cria uma armadura e decide combater o mal após passar por uma experiência traumatizante.
Esse aqui dá para fingir que nem faz parte da franquia, mas nós vamos dar uma chance para "O Incrível Hulk" por aqui. Temendo ferir as pessoas que ama, Bruce Banner (Edward Norton) se isola no Brasil, mas Emil Blonsky (Tim Roth), em sua versão monstruosa de Abominável, acaba tirando o sossego do cientista e o Hulk precisa tomar a frente.
Em "Homem de Ferro 2", Tony Stark precisa lidar com as consequências de ter se revelado como o Homem de Ferro, incluindo a aparição de um antigo inimigo da família Stark, que está decidido a se vingar matando o herdeiro. O longa é responsável por reforçar a presença na franquia da S.H.I.E.L.D., organização regulamentadora de assuntos não tão comuns, comandada por Nick Fury (Samuel L. Jackson), e introduzir Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), a Viúva Negra, um dos membros dos Vingadores.
Além de apresentar o deus do trovão, que se tornaria um dos Vingadores, é em "Thor" que vemos a primeira Joia do Infinito: o Tesseract, que abriga a Joia do Espaço. Embora ainda não soubéssemos de sua verdadeira importância, o objeto virou tema central em "Vingadores" e acabou aparecendo outras vezes ao longo da franquia, influenciando personagens, como a Capitã Marvel, e histórias.
Em "Vingadores", vemos Loki (Tom Hiddleston) invadir Nova York usando um cetro que, embora ainda não soubéssemos, continha a Joia da Mente. A ideia do vilão é roubar o Tesseract para governar a Terra e, futuramente, todo o universo. No entanto, o vilão é subjugado pelo grupo de heróis, mas o cetro acaba indo parar com os agentes da Hidra, uma organização terrorista explorada na segunda fase da franquia.
Talvez um dos filmes mais fracos do Universo Cinematográfico da Marvel, "Thor: O Mundo Sombrio" traz um elemento de bastante importância para o futuro da franquia: a Joia da Realidade. Ela aparece no formato do Éter, encontrado por Jane Foster (Natalie Portman), namorado de Thor, que se torna a hospedeira do artefato.
Ainda mais desconexo da história principal do que "Thor: O Mundo Sombrio", "Homem de Ferro 3" mostra Tony Stark lidando com um suposto terrorista de nome Mandarim, líder do grupo Dez Anéis, que voltaria a aparecer quase dez anos depois, em "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis", dessa vez muito mais importante do que em sua primeira aparição.
O segundo filme do Capitão América mostra o herói se adaptando ao mundo atual, além de combater a Hidra, que é a grande vilã da segunda fase do Universo Cinematográfico da Marvel. A história acaba culminando nos eventos de "Vingadores: Era de Ultron", segunda reunião dos heróis, e traz mudanças definitivas na saga, especialmente em relação à S.H.I.E.L.D.
Um dos longas mais divertidos do Universo Cinematográfico da Marvel, "Guardiões da Galáxia" apresenta a reunião dos heróis mais controversos da franquia até então, mas também introduz, pela primeira vez, o vilão Thanos (Josh Brolin), que é a grande ameaça da Saga do Infinito, e a Joia da Realidade, terceira Joia do Infinito.
Tanto "Guardiões da Galáxia" quanto a sua sequência, "Guardiões da Galáxia: Vol. 2", são filmes que funcionam bastante fora da trama principal do Universo Cinematográfico da Marvel, já que o grupo trabalha fora da Terra e nunca se encontrou com os Vingadores. Porém, como Gamora (Zoe Saldana) é filha adotiva de Thanos, eles acabam tendo essa forte ligação com a franquia.
A segunda reunião dos Vingadores conta a história de quando Tony Stark tentou criar um sistema avançado de segurança, batizado de Ultron, mas acabou dando vida a um perigoso inimigo. "Vingadores: Era de Ultron" ainda introduz os gêmeos Wanda (Elizabeth Olsen) e Pietro Maximoff (Aaron Taylor Johnson) e o androide Visão (Paul Bettany) no Universo Cinematográfico da Marvel e apresenta uma nova formação dos Vingadores.
É comum que novos heróis surjam conforme sejam introduzidos no Universo Cinematográfico da Marvel conforme ele muda de fase e, na terceira delas, Scott Lang é apresentado como o Homem-Formiga. Típico de todo filme de origem, ele acrescenta pouca coisa ao enredo principal, mas compensa sendo uma produção bastante divertida.
Embora seja um filme do Capitão América, "Capitão América: Guerra Civil" é praticamente um evento, reunindo grande parte dos Vingadores em uma disputa para entender se as atividades dos heróis deveriam ser regulamentadas para o governo. Tony Stark disse que sim, mas Steve Rogers foi contra, causando o conflito e rompendo os Vingadores.
Lançado após "Vingadores: Ultimato", "Viúva Negra", na realidade, acontece logo após "Capitão América: Guerra Civil", quando Natasha (Scarlett Johansson) precisa se isolar e decide reencontrar a sua família. O filme é responsável por introduzir Yelena Belova (Florence Pugh) no Universo Cinematográfico da Marvel.
"Pantera Negra" é mais um filme que acontece no espaço de tempo entre "Capitão América: Guerra Civil" e "Vingadores: Guerra Infinita", preparando o terreno para o grande final da Saga do Infinito, que engloba as três primeiras fases do Universo Cinematográfico da Marvel. O longa é responsável por nos apresentar T'Challa (Chadwick Boseman) assumindo o governo de Wakanda e aceitando o seu propósito como o Pantera Negra.
Peter Parker (Tom Holland) ganhou o seu primeiro filme logo após o grande encontro (extra-oficial) entre os Vingadores em "Capitão América: Guerra Civil". Como esteve do "lado certo", ele está livre para explorar ainda mais os seus poderes e aprender com Tony Stark a se tornar um melhor Homem-Aranha.
Em "Doutor Estranho", também somos apresentados a um novo herói: o renomado cirurgião Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), que perde os movimentos das mãos após um grave acidente e decide se recuperar indo atrás do estudo da magia, tornando-se o Doutor Estranho. A introdução do personagem é importante já que, em "Vingadores: Guerra Infinita", ele é uma das peças-chave. Por fim, o longa também apresenta a quarta Joia do Infinito, a Joia do Tempo, que está dentro do Olho de Agamotto, usado pelo herói.
"Thor: Ragnarok" é um filme para passar o tempo. Ele não traz grandes novidades para a franquia - além de trazer o Hulk (Mark Ruffalo) de volta e apresentar a Valquíria (Tessa Thompson) ao público - e nem tem grande influência em "Vingadores: Guerra Infinita", mas é divertido e mostra uma nova roupagem do herói, antes um pouco mais sombria e agora mais distante de sua contraparte nos quadrinhos.
Esse é outro filme que parecia meio sem propósito, mas se revelou bastante importante no futuro da franquia. "Homem-Formiga e a Vespa" é responsável por apresentar aos fãs da Marvel o conceito do Reino Quântico, que pode ser usado para viajar no tempo e espaço. Não vamos dar muitos spoilers, mas se você não é tão novato assim, provavelmente sabe bem sobre onde isso foi usado.
Primeira parte do grande evento da Marvel, "Vingadores: Guerra Infinita" finalmente coloca Thanos em foco, depois de ele decidir reunir, por si mesmo, as Joias do Infinito. No longa, somos apresentados aos últimos artefatos, que são a Joia do Poder e a Joia da Alma, e vemos o vilão se apossar de cada uma delas, muito perto de tornar o seu desejo de apagar metade da população de todo o universo em realidade.
Cinco anos depois do feito de Thanos, os heróis que ainda resistem procuram uma forma de reverter todo o caos e, quem sabe, retomar a vida como ela era antes do ataque do vilão. Porém, essa não deve ser uma tarefa fácil para os Vingadores e tudo indica que, para executá-la, nem todos viverão para ver se os esforços deram certo.
A partir da primeira temporada de "Loki", as histórias ficam um pouco mais bagunçadas e deixam de seguir uma ordem mais correta, devido aos acontecimentos mostrados ao longo dos episódios e, especialmente, em seu último episódio, o que acaba desencadenado o multiverso no Universo Cinematográfico da Marvel.
O primeiro grande exemplo de que tudo está meio fora de ordem é a primeira temporada de "What If...?", que explora diversas realidades alternativas dentro do universo da franquia. A série deixa claro o que aconteceu e abre a oportunidade para que personagens de outras realidades começarem a aparecer na linha do tempo que já conhecemos. É confuso a princípio, mas assistindo a tudo dá para entender direitinho!
Primeira série do Universo Cinematográfico da Marvel, "WandaVision" deu o início em um novo processo dentro da franquia. Além de apresentar uma história bem diferente do que já havíamos visto, incluindo o estilo de sitcoms norte-americanas atado à trama de Wanda Maximoff, a produção reapresentou a personagem como a Feiticeira Escarlate, aproximando-a de sua versão nos quadrinhos.
Estreando logo após "WandaVision", "Falcão e o Soldado Invernal" seguiu a mesma tendência da série anterior e, apesar de ainda se assemelhar muito mais ao que já havíamos visto na franquia, discutiu política e racismo em sua história, além de encontrar um novo responsável por levantar o escudo do Capitão América, depois de Steve se aposentar.
Lançado logo após "Vingadores: Ultimato", "Homem-Aranha: Longe de Casa" trouxe o primeiro indício de que as realidades estavam se cruzando na franquia, com Mysterio, o antagonista da produção vivido por Jake Gyllenhaal, alegando ter vindo de outro universo para o de Peter Parker.
O terceiro filme do Homem-Aranha parte exatamente de onde o antecessor, "Longe de Casa", nos deixou. Ele também é o primeiro grande evento desde "Vingadores: Ultimato", já que reúne personagens de toda a franquia do teioso já feita nos cinemas, e reforça ainda mais que o conceito de multiverso está mais do que introduzido nessa nova fase do Universo Marvel.
Esse é o primeiro filme da Fase 4 - a fase pós-"Vingadores: Ultimato" - a ser baseado inteiramente em um herói que ainda não havíamos visto nas telonas ou nas séries. "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis", além de introduzir o herói protagonista, começa a costurar o futuro da saga e amacia os fãs para a ideia de que há novos personagens surgindo.
Os heróis mais antigos da Terra finalmente estão no Universo Cinematográfico da Marvel! Vivendo na surdina, mesmo quando Thanos ameaçou o universo com as Joias do Infinito, os Eternos surgem quando a sua jornada no planeta chega ao ponto de ser cumprida, o que acaba gerando um conflito entre eles. A partir deste ponto, tanto "Eternos" quanto outras produções do MCU passam a acontecer ao mesmo tempo, embora em partes diferentes do universo.
Como os espectadores descobrirão ao longo dos próximos episódios de "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", a série está situada logo após os eventos de "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis", inclusive trazendo três personagens que fazem breves aparições no longa: Abominável (Tim Roth), Wong (Benedict Wong) e Bruce Banner (Mark Ruffalo) - esse último em uma cena pós-créditos. Outros indícios também mostram que a história ainda se passa após "Eternos", como a notícia sobre a estátua do Celestial formada ao final do filme.
A fase atual do Universo Cinematográfico da Marvel tem uma dinâmica similar à sua antecessora, embora por um motivo diferente: agora, tudo acontece praticamente ao mesmo tempo porque o multiverso foi aberto e as realidades estão se chocando. Esse é o ponto de partida de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", que continua a história iniciada em "WandaVision" e, de quebra, ainda introduz uma nova personagem: America Chavez, a Miss America.
"Gavião Arqueiro", ainda que conte com o personagem de Jeremy Renner, também é a porta de entrada para uma adorada personagem dos quadrinhos no Universo Cinematográfico da Marvel: Kate Bishop, vivida por Hailee Steinfeld ("A Escolha Perfeita 2"), que deve assumir a identidade do arqueiro em um futuro próximo.
"Cavaleiro da Lua", até o momento, é uma incógnita do Universo Cinematográfico da Marvel. A série chegou ao Disney+ e, apesar da vontade dos produtores de relacioná-lo com "Eternos" e outras produções, acabou passando sem fazer muito barulho pela franquia. Resta saber como ela se encaixará no grande plano da Marvel no futuro.
Ao contrário do Cavaleiro da Lua, nós já sabemos para onde Ms. Marvel irá no futuro, que é participar do segundo filme da Capitã Marvel, "As Marvels", que estreia em 2023. A série, portanto, serve para nos mostrar como a jovem Kamala Khan acabou conquistando poderes e se tornando uma heroína.
Por fim, "Thor: Amor e Trovão" é a estreia mais recente do Universo Cinematográfico da Marvel, dando continuidade à história do herói após o lançamento de "Vingadores: Ultimato". O longa mostra o deus do trovão enfrentando o vilão Gorr, o Carniceiro dos Deuses(Christian Bale) e reintroduz Natalie Portman novamente como Jane Foster, mas também sob o manto da Poderosa Thor.
Em "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", Jennifer Walters é uma excelente advogada que, depois de um acidente, acaba entrando em contato com o sangue do primo, Bruce Banner, e se transformando na Mulher-Hulk. Conseguindo dominar os seus novos poderes com facilidade, ela retoma a sua vida e é contratada para defender judicialmente heróis e vilões, sempre sob o "disfarce" de Gigante Esmeralda.
A série é estrelada por Tatiana Maslany e ainda conta com Jameela Jamil como Titania, Benedict Wong como Wong, Ginger Gonzaga como Nikki Ramos, Josh Segarra como Augusts Pugliese, Renée Elise Goldsberry como Mallory Book, além das participações especiais de Mark Ruffalo como Bruce Banner/Hulk e Charlie Cox como Matt Murdock/Demolidor.
A série foi criada por Jessica Gao ("Rick & Morty"), que também atua como roteirista-chefe, é dirigida por Kat Coiro ("Girls5Eva"). "Mulher-Hulk" terá nove episódios em sua primeira temporada e ainda não há confirmação se a produção pode ganhar novos episódios no futuro.
Depois de "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", ara qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?
- "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre": 10 de novembro de 2022 nos cinemas
- "Guardiões da Galáxia: Especial de Natal" (Dezembro no Disney+)
- "What If...?" - 2ª Temporada: Início de 2023 no Disney+
- "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania": 16 de fevereiro de 2023 nos cinemas
- "Invasão Secreta": Entre março e junho de 2023 no Disney+
- Guardiões da Galáxia: Volume 3": 4 de maio de 2023 nos cinemas
- "Echo": Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
- "As Marvels" (16 de fevereiro de 2023 nos cinemas)
- "Loki" - 2ª Temporada: Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
- "Blade": 2 de novembro de 2023 nos cinemas
- "Ironheart": Entre setembro e novembro de 2023 no Disney+
- "Agatha: Coven of Chaos": Fim de 2023/Início de 2024 no Disney+
- "Daredevil: Born Again": Entre março e junho de 2024 no Disney+
- "Capitão América: Nova Ordem Mundial": 2 de maio de 2024 nos cinemas
- "Thunderbolts": 25 de julho de 2024 nos cinemas
- "Quarteto Fantástico": 7 de novembro de 2024 nos cinemas
- "Vingadores: A Dinastia Kang": 1º de maio de 2025 nos cinemas
- "Vingadores: Guerras Secretas": 6 de novembro de 2025 nos cinemas