Lançado originalmente em 2009, "Avatar" será relançado nos cinemas em setembro
Na última semana, usuários do Disney+, plataforma de streaming da Disney, foram surpreendidos ao perceberem que "Avatar", produção de James Cameron, havia sido retirado do catálogo justamente no ano em que "Avatar: O Caminho da Água", sequência aguardadíssima pelos fãs, chega aos cinemas.
O movimento ocorreu não só no Brasil, mas ao redor do mundo. A Disney não havia se pronunciado até a tarde desta terça-feira (23), quando anunciou que o longa, lançado em 2009 e que conquistou a maior bilheteria da história do cinema mundial - com 2,84 bilhões de dólares arrecadados -, retornará às telonas antes da estreia do novo filme.
O serviço de streaming ainda não esclareceu se o relançamento tenha sido o motivo de o filme deixar o catálogo do Disney+, mas tudo indica que sim, já que "Avatar" está confirmado para voltar aos cinemas a partir do próximo dia 22 de setembro, cerca de três meses antes da estreia de "Avatar: O Caminho da Água", que chega aos cinemas nacionais no dia 16 de dezembro.
"Avatar" acompanha o ex-fuzileiro naval paralítico Jake Sully, vivido por Sam Worthington, adentrando o exuberante mundo de Pandora, onde encontra o povo Na'vi, seres altamente evoluídos, embora pareçam viver de forma primitiva. Para habitar o planeta, ele cria um avatar para si e, em sua jornada, acaba se apaixonando por Neytiri (Zoe Saldaña), o que o leva a lutar pela sobrevivência de seu novo mundo.
A trama de "Avatar: O Caminho da Água" contará com os retornos de Jake e Neytiri no papel de pais e vivendo em um lugar totalmente desconhecido por eles. Isso porque na trama inicial, a vida dos Sullys é interrompida quando a operação de mineração RDA retorna a Pandora, forçando Jake a levar a família para “o que é visto como um porto seguro” no recife.
Além da dupla, o filme também conta com os retornos de Sigourney Weaver (franquia "Alien") e Stephen Lang ("Máquinas Mortais"). Jack Champion também se junta ao elenco como o filho adotivo de Jake, Javier Socorro, mais conhecido como Spider na história, uma criança humana que cresceu em pandora. Entretanto, Neytiri só consegue enxergar o garoto com um daqueles que destruiu seu lar e matou seu pai. CCH Pounder ("A Órfã"), Dileep Rao ("A Origem") e Joel David Moore ("Terror no Pântano") completam o elenco.
Assim como o primeiro revolucionou o mundo do cinema com a tecnologia 3D, a sequência trará uma novidade ainda maior, revelada pelo diretor James Cameron: em "Avatar 2", os espectadores não precisarão de óculos para assistir ao longa em 3D, graças a um novo sistema tridimensional a laser, criado pela empresa Christie Digital.
Além de "O Caminho da Água", Cameron ainda deve lançar algumas sequências da história: o terceiro em dezembro de 2024, o quarto em 2026 e o quinto - e, possivelmente, último - em 2028. Segundo o cineasta, os títulos seriam "Avatar: The Seed Bearer" ("O Portador da Semente", em tradução livre), "Avatar: The Tulkun Rider" ("O Cavaleiro Tulkun") e "Avatar: The Quest for Eywa" ("A Busca por Eywa"), respectivamente.
E lá se foi metade do ano... Até agora, qual foi o melhor filme de 2022?
- "O Beco do Pesadelo"
- "Spencer"
- "Morte no Nilo"
- "Uncharted"
- "Licorice Pizza"
- "The Batman"
- "Sonic 2: O Filme"
- "Medida Provisória"
- "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore"
- "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
- "O Homem do Norte"
- "O Peso do Talento"
- "Top Gun: Maverick"
- "Jurassic World: Domínio"
- "Lightyear"
- "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"