De Coringa ao inédito Cruella, filmes sobre vilões e anti-heróis têm roubado a cena em Hollywood
Angelina Jolie retorna ao papel da temida Malévola na sequência Dona do Mal, que estreia no dia 17 de outubro nos cinemas brasileiros. Ao contrário de outros longas, a personagem central é a própria vilã, na qual a narrativa foca em sua vida e em seus vínculos com os outros personagens.
Porém, Malévola é apenas mais um dos filmes que tem virado a câmera não apenas para a história entre o herói e o vilão, mas sim, concentrando-se no próprio antagonista da história.
Ultimamente, tem sido comum o crescimento do número de filmes sobre os vilões e anti-heróis, a exemplo de Coringa, que já bate recordes nos cinemas mundiais, além do grupo Esquadrão Suicida e o até um filme solo de Venom, decorrente das histórias do Homem-Aranha.
++Angelina Jolie revela queda por Michelle Pfeiffer na adolescência: ''Você era muito gostosa''
Muitos dos personagens dos estúdios são também retratados como anti-heróis, como no caso de Deadpool, protagonizado por Ryan Reynolds, e Arlequina em Aves de Rapina. Como no caso deste último, alguns filmes da lista ainda serão lançados futuramente, a exemplo também do aguardado Cruella, live-action de uma das vilãs tenebrosas da Disney.
Abaixo, confira oito filmes que possuem vilões como protagonistas da história:
++Angelina Jolie leva os filhos para estreia de Malevóla 2
Esquadrão Suicida
A Warner resolveu unir alguns de seus vilões mais macabros em Esquadrão Suicida, filme estreado em 2016. Embora não tão aclamado pela crítica, o filme arrecadou cerca de 746 milhões de dólares mundialmente e levou atores de primeiro escalão às telonas, como Margot Robbie como Arlequina, Jared Leto no papel de Coringa; Will Smith como Pistoleiro e Cara Delevingne como Magia.
O filme foi o terceiro longa do Universo Estendido da DC, depois de Homem de Aço e Batman vs. Superman, e narra a história de um grupo de vilões e anti-heróis que é recrutado por uma agência governamental secreta para salvar o mundo de uma letal ameaça. A agência é liderada por Amanda Waller (Viola Davis) e, com o passar do filme, eles vão percebendo que não foram escolhidos apenas para o sucesso, e sim para levarem uma certa culpa caso falhassem na missão.
++Angelina Jolie fala sobre Brasil: "Existem muitos desafios e dificuldades"
Apesar das críticas negativas ao filme, a produção obteve sucesso de público e um segundo filme da franquia foi anunciado para 2021, ao ser dirigido por James Gunn e ter até a brasileira Alice Braga confirmada no longa.
Venom
O filme faz parte do Universo da Marvel da Sony e tem Tom Hardy no elogiado papel do jornalista Eddie Brock que se torna o hospedeiro de um simbionte alienígena que acaba produzindo no personagem habilidades sobre-humanos e violentas.
A relação do jornalista e o hospedeiro é como um híbrido, como dois personagens distintos compartilhando o mesmo corpo: Eddie Brock e Venom. O filme explora essa relação entre os dois bem como a trama segue a narrativa de como o simbionte veio parar na Terra e os bastidores da Fundação que deixou que a criatura alienígena chegasse por aqui sem maiores precauções.
O filme foi lançado em 2018 e acumulou mais de 855 milhões de dólares em bilheteria mundial. Além de Hardy, Michelle Williams, Riz Ahmed e Jenny Slate complementam o elenco.
++Presidente dos estúdios Marvel afirma que está em negociações com Keanu Reeves
Hardy, inclusive, já está confirmado como o anti-herói no segundo longa da franquia, ainda sem data de lançamento, informação compartilhada pela própria produtora do filme Amy Pascal.
Coringa
++Jared Leto ficou ''frustrado e triste'' por não ter interpretado novo Coringa, diz revista
O filme do diretor Todd Phillips é um dos mais recentes nesta lista, ao estrear no dia 3 de outubro nos cinemas mundiais. Apesar de recente, o filme já quebrou alguns recordes de público e bilheteria, além de elogios de membros do Oscar, ao retratar a vida e ascensão do personagem Coringa.
Ele é tido como um dos vilões do herói Batman e Joaquin Phoenix deu conta de um papel sombrio e celebrado pela crítica.O longa segue a trajetória de Arthur Fleck, um palhaço desempregado que tem problemas financeiros e mentais que acaba levando uma grande rebelião dos oprimidos à cidade de Gotham.
++Joaquin Phoenix pode ser prejudicado no Oscar pela controvérsia de Coringa, segundo revista
Diferente de outros filmes da DC, Coringa não tem conexão direta com outros projetos da empresa e destacou-se ao ter a melhor estreia de um filme em outubro de todos os tempos: somente no primeiro final de semana de exibição, o filme arrecadou mais de 31 milhões de reais no Brasil e levou cerca de 1,8 milhão de pessoas ao cinema por aqui. No mesmo período, o filme acumulou mais de 93,5 milhões de dólares nos Estados Unidos.
Aves de Rapina
A produção marca mais um filme baseado nos quadrinhos da DC e traz Margot Robbie novamente em seu elogiado papel de Arlequina. O longa abordará a personagem se distanciando da influência de Coringa (interpretado por Jared Leto em Esquadrão Suicida), na qual ela forma um time de heroínas.
Quem está no grupo é a Caçadora (Mary Elizabeth Wintead), Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell) e Renee Montoya (Rosie Perez), as quais terão de salvar a jovem Cassandra Cain (Ella Jay Basco) dos vilões Máscara Negra, interpretado por Ewan McGregor, e Victor Zsasz, personagem de Chris Messina.
++7 coisas que você pode ter perdido no trailer de Aves de Rapina
Mesmo ainda não estreado, o filme tem causado certa comoção em Hollywood. Recentemente, Ewan McGregor afirmou que o Aves de Rapina será um filme feminista para a revista Premiere e, em entrevista a MTV, Margot Robbie disse que o longa tem certa inspiração em Tarantino.
O filme é dirigido por Cathy Yan, de Dead Pigs, e tem estreia marcada para o dia 7 de fevereiro de 2020.
Cruella
Mesmo ainda não lançado, o filme solo da vilã da história de 101 Dálmatas já vem criando um burburinho em Hollywood. Quem fica a cabo do papel de Cruella De Vil é Emma Stone, que apareceu de cabelos vermelhos em fotos de paparazzi da produção.
O que se sabe até agora é que o filme solo da vilã acompanhará sua história de vida e crescimento até se tornar a tão temida Cruella De Vil.
++Disney proíbe comerciais da Netflix antes de lançar seu serviço de streaming
O longa será feito para o inédito streaming da Disney, que será liberado no mercado norte-americano em novembro,e a data de lançamento do filme foi acertada para 28 de maio de 2021, após alguns adiamentos da produção. Quem dirige o longa é Craig Gillespie, de Eu, Tonya, e o roteiro fica por conta de Tony McNamara, de A Favorita. Interessante é que Glenn Close, que já interpretou a vilã em 1996 assume a produção executiva de Cruella.
Deadpool
++Disney tenta colocar Deadpool no MCU e está decepcionada com Os Novos Mutantes
Mesmo não sendo um vilão no sentido amplo da palavra, o cômico Deadpoolnão é um herói, sendo caracterizado, na verdade, como um anti-herói. Interpretado por Ryan Reynolds nos dois filmes da franquia até agora lançados, ele interpreta Wade Wilson, um ex-agente especial que passou a ser um mercenário.
A trama do primeiro filme gira em torno da vingança do personagem a um cientista que o torturou e o desfigurou completamente, na qual o personagem ganhou poderes e força. O filme se utiliza de um humor escrachado para conduzir a narrativa e se diferencia dos filmes de heróis e vilões da Marvel.
++Fusão entre Fox e Disney promete reboot das franquias de 'X-Men' e 'Quarteto Fantástico'
O primeiro filme da franquia foi lançado em 2016 e conta também com a brasileria Morena Baccarin e os atores Ed Skrein e T.J Miller e arrecadou mais de 783 milhões de dólares mundialmente.
Já o segundo filme, lançado em 2018, narra uma mudança de comportamento da personagem ao tentar salvar o jovem mutante Russell (Julian Dennison) das mãos do supersoldado do futuro Cable (Josh Brolin).
Dredd
Baseado nos quadrinhos de 1977, que introduziram o personagem ao mundo, Dredd é um juíz, júri e executor da cidade fictícia de Mega City, ambientada no século 22, na qual ele faz o papel de um anti-herói que não mede esforços de para impor seu poder e sua violência nas ruas da cidade.
Lançado em 2012, o filme narra a primeira missão de Cassandra Anderson (Olivia Thirlby) - uma aspirante a juíza que é recrutada pela corporação por seu poder de ler mentes - ao lado de Dredd (Karl Urban). A missão ocorre no gigante bloco residencial Peach Trees, o qual é comandado por Madeline Madrigal (Lena Headey) do alto do 200º andar.
++Kamala Khan, a Ms. Marvel, é nova personagem jogável em Marvel's Avengers
O longa não foi tão bem na bilheteria, arrecadando cerca de 41 milhões de dólares, o qual teve um orçamento de 45 milhões de dólares, e contou com a direção de Pete Travis, de O Franco Atirador.
Mulher Gato
++The Batman: Lupita Nyong’o e Tessa Thompson podem ser Mulher-Gato no filme
Halle Berry deu vida à anti-heroína dos quadrinhos do Batman no filme de 2004. Ela interpreta a personagem no longa dirigido por Pitof, mas que se difere da personagem clássica de Selina Kyle.
A produção é vagamente inspirada na persoangem dos quadrinhos da DC de mesmo nome, a qual é a anti-heroína que tem um interesse amoroso por Batman. O filme segue a história de Patience Phillips, desenhista industrial é morta por conspiradores após descobrir segredos letais de uma companhia de cosméticos.
Ela então revive por meio de gatos egípcios que lhe garantem algumas habilidades sobre-humanas. O filme não foi tão recebido pela crítica e as diferenças entre as histórias não agradaram tanto o público.
++Robert Pattinson não faz ideia de como conseguiu o papel de Batman
Vale ressaltar que em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Anne Hathaway dá vida ao papel clássico de Selina Kyle como a Mulher-Gato.