Cineasta alemão também dirigiu "Força Aérea Um", "Mar em Fúria" e "O Barco: Inferno no Mar"
O diretor Wolfgang Petersen, responsável por sucessos de bilheteria como "Força Aérea Um" (1997) e "Troia" (2004), morreu na última sexta-feira (12) aos 81 anos.
A notícia da morte foi confirmada nesta terça-feira (16) pelo Deadline, citando como causa do falecimento um câncer pancreático.
A carreira do cineasta do alemão começou com "O Barco: Inferno no Mar" (1981), épico de quase 2h30 que mostrava o dia a dia em um submarino na Segunda Guerra Mundial. Sucesso internacional, o longa foi indicado a seis Oscar, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.
Após o sucesso do filme, Petersen se tornou um dos nomes mais requisitados de Hollywood, acumulando uma filmografia de blockbusters que marcaram época: "A História Sem Fim" (1984), "Inimigo Meu" (1985), "Na Linha de Fogo" (1993), "Epidemia" (1995), "Força Aérea Um" (1997), "Mar em Fúria" (2000), "Troia" (2004) e "Poseidon" (2006).
Em seus filmes, o diretor trabalhou com astros como Clint Eastwood, George Clooney, Brad Pitt, Glenn Close, Mark Wahlberg, Harrison Ford, Dustin Hoffman e Morgan Freeman, entre outros.
O último filme de Petersen foi novamente em sua Alemanha natal: a comédia de ação "Quatro Contra o Banco" (2016), estrelada por Til Schweiger e Matthias Schweighöfer.
O diretor deixa a sua esposa, Maria Borgel-Petersen, com quem estava casado há mais de 40 anos.
E lá se foi metade do ano... Até agora, qual foi o melhor filme de 2022?
- "O Beco do Pesadelo"
- "Spencer"
- "Morte no Nilo"
- "Uncharted"
- "Licorice Pizza"
- "The Batman"
- "Sonic 2: O Filme"
- "Medida Provisória"
- "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore"
- "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
- "O Homem do Norte"
- "O Peso do Talento"
- "Top Gun: Maverick"
- "Jurassic World: Domínio"
- "Lightyear"
- "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"