120 mil doses da Coronavac chegaram em São Paulo
As primeiras 120 mil doses da Coronavac, vacina contra Covid-19, chegaram na manhã desta quinta-feira (19) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O governador do estado, João Doria, já havia confirmado que o Instituto Butantan receberia o lote, produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Segundo informações do UOL, o avião da Turkish Cargo com o imunizante a bordo pousou no aeroporto por volta das 7h33. A carga chegou em sete contêineres refrigerados. Doria esteve no local acompanhado do diretor do Butantan, Dimas Covas, e do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.
"É um marco muito importante diante de uma pandemia que já levou a vida de mais de 166 mil brasileiros. Nós temos agora a chegada da vacina que, mediante autorização final da Anvisa, vai ajudar a salvar vidas", disse Doria em vídeo publicado nas redes sociais.
+Leia mais: Garoto de 9 anos vai a escola fechada todos os dias para usar internet e conseguir ter aulas
As vacinas que devem chegar no país até o final de dezembro fazem parte das 46 milhões de doses compradas pelo governo de São Paulo. As primeiras 6 milhões de doses chegam prontas da China, e permanecerão armazenadas sob responsabilidade do Butantan. Por questões de segurança, o estado não revelou onde as unidades serão armazenadas.
A CoronaVac está em fase 3, a última antes do pedido de registro junto a autoridades regulatórias, no Brasil. Segundo Dimas Covas, é preciso que 61 voluntários do estudo clínico que conta com mais de 10 mil participantes sejam infectados pela covid-19 para que se possa fazer uma primeira análise do grau de eficácia da vacina.
A chegada das primeiras doses da Coronavac em São Paulo. Um dia muito importante na luta pela vida. pic.twitter.com/9oLAL36nqT
— João Doria (@jdoriajr) November 19, 2020