CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Famosos / LUTO

David Lynch, de Veludo Azul e Twin Peaks, morre aos 78 anos

Em 2024, cineasta havia revelado que estava com um enfisema pulmonar e, provavelmente, não deveria voltar a dirigir novas produções

Camila Gomes (@camilagms)
por Camila Gomes (@camilagms)

Publicado em 16/01/2025, às 15h30 - Atualizado às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diretor David Lynch, de Veludo Azul e Twin Peaks, morre aos 78 anos - Michael Tran/FilmMagic
Diretor David Lynch, de Veludo Azul e Twin Peaks, morre aos 78 anos - Michael Tran/FilmMagic

O diretor e roteirista David Lynch, responsável por sucessos como Veludo Azul (1986), Cidade dos Sonhos (2002) e Twin Peaks (1990), morreu aos 78 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Em 2024, o cineasta revelou que havia sido diagnosticado com enfisema após uma vida inteira como fumante e, por conta disso, não seria mais capaz de dirigir produções de forma presencial.

O anúncio da morte de Lynch foi feito pela família do diretor em uma postagem feita no Facebook. "Há um grande buraco no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria, 'continue de olho no rosquinha e não no buraco'. É um dia lindo com raios de sol dourados e céus todos azuis".

A carreira de David Lynch

O diretor norte-americano nasceu em 20 de janeiro de 1946 em Missoulaa, Montana, nos EUA, e ficou conhecido por seus filmes surrealistas e desenvolveu seu próprio estilo cinematográfico. Depois de anos como pintor e criador de curtas-metragens, Lynch estreou como diretor de longas-metragens em 1977 com Eraserhead.

Ele trabalhou em O Homem-Elefante, longa que recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo a primeira da carreira de Lynch para Melhor Diretor. Em 1984, ele foi responsável pela adaptação de Duna, fenômeno de ficção científica de Frank Herbert.

Pouco depois, ele lançou Veludo Azul (1986) e Coração Selvagem (1990), que foi homenageado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes. No mesmo ano, ele revolucionou a TV norte-americana com Twin Peaks, série de investigação criminal criada com o escritor Mark Frost. A série contou com duas temporadas e um filme, Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992).

Além disso, o diretor foi responsável por A Estrada Perdida (1997), Uma História Real (1999), Império dos Sonhos (2006) e Cidade dos Sonhos (2001), que rendeu ao diretor o prêmio de Melhor Direção em Cannes. 

Lynch foi casado quatro vezes e deixa duas filhas e dois filhos.

LEIA TAMBÉM: Luiz Melodia: No Coração do Brasil é convite e tributo à obra do artista | CineBuzzIndica


Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • Baby (9 de janeiro)
  • Aqui (16 de janeiro)
  • Anora (23 de janeiro)
  • 5 de setembro (30 de janeiro)
  • Emilia Pérez (6 de fevereiro)
  • Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
  • Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
  • Branca de Neve (20 de março)
  • Um Filme Minecraft (4 de abril)
  • Thunderbolts* (1º de maio)
  • O Quarteto Fantástico (24 de julho)

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!