Fãs não ficaram muito felizes com o anúncio de que Lady Gaga vai investir em linha de maquiagem
A indústria de cosméticos vem ganhando mais nome grandes, principalmente nos últimos anos. O mercado já era conhecido de diversas cantoras e atrizes que lançam perfumes, que talvez seja o caso mais famoso. Mas, recentemente o foco está mudando, com artistas investindo cada vez mais em linhas de maquiagem próprias.
O caso mais recente é a criação da Haus Laboratories, de Lady Gaga, que foca em sombras de olho e batons. Sua nova marca começou a ser divulgada no começo do mês.
Muitos fãs não ficaram felizes com o fato de Lady Gaga estar investindo na carreira como empresária, e não no seu próximo disco. O mesmo vem acontecendo com Rihanna, dona da Fenty Beauty. Fãs pedem o lançamento de seu nono disco, mas os últimos anúncios da cantora são de suas marcas comerciais.
Além delas, outros nomes famosos como Kylie Jenner e Kim Kardashian possuem suas próprias linhas de maquiagem. Até drag queens famosas, como Aquaria e Trixie Mattel estão lançando suas marcas.
Com tantas famosas investindo pesado no ramo, surge a pergunta: por que pessoas elas estão migrando para uma área completamente diferente? É lucrativo?
Separamos os maiores nomes desse mercado para analisar os desempenhos.
Rihanna - Fenty Beauty
Rihanna já conquistou dezenas de hits durante sua carreira, já sendo bem-sucedida nesse ramo, ela também quis explorar novas áreas.
Segundo o site WWD, a Fenty Beauty, lá em 2017, com apenas um mês, já havia faturado 74 milhões de dólares.
Em seu mês de lançamento (setembro), ela já havia superado o lucro de vários grandes nomes da maquiagem, ficando apenas atrás da MAC.
Já em 2018, a própria marca divulgou que obteve 570 milhões de dólares em vendas.
A Fenty Beauty se destacou primeiramente com sua base, que trazia diversos tons para várias peles, tanto brancas quanto negras, totalizando 40 cores, o que estava em falta neste mercado.
Durante esses anos, Rihanna está muito focada na marca, deixando até de lançar novas músicas, para investir no melhoramento de seus produtos.
Stephanie Wissink é uma pesquisadora e analista do banco de investimentos Jefferies, ela relatou para a Forbes sobre a marca: “Não só ela possui ótimas vendas, mas também mudou a indústria permanentemente”.
Kylie Jenner - Kylie Cosmetics
Não é um segredo de que Kylie Jenner é uma ótima empresária e empreendedora. Aos seus 21 anos, ela conseguiu se destacar de todas as Kardashians e montou sua própria marca, fora do núcleo do reality show.
Lançada em novembro de 2015, a Kylie Cosmetics vêm lucrando bastante. Até 2017, ela já havia conquistado 420 milhões de dólares em venda.
Neste ano, Kylie entrou para a história como a bilionária mais jovem da história, segundo a Forbes. E a empresária possui 100% dessas ações, não sendo uma colaboração com outra marca.
Kim Kardashian - KKW Beauty
No caso da irmã de Kylie, Kim Kardashian, a sua marca de maquiagem, a KKW Beauty, é uma de suas principais fontes de renda.
Seu carro-chefe foi o kit de contorno, lançado em 2017. A técnica se tornou viral após as Kardashians começarem a usar, e continua sendo até hoje uma tendência extremamente usada.
Em 2018, a Forbes divulgou que ela faturou, juntando todos seus trabalhos (jogo de celular e reality show), 380 milhões de dólares.
Mesmo sendo uma marca bem sucedida, Kim ainda não conseguiu superar o lucro bilionário de sua irmã, Kylie Jenner.
Jeffree Star - Jeffree Star Cosmetics
Começando a carreira como um cantor andrógino conhecido nos Estados Unidos, com a música Beauty Killer, de 2009, se tornando um youtuber de sucesso mundial e, agora, sendo dono de uma marca de maquiagem milionária.
Quando se fala de produtos de beleza, Jeffree Star recebe um grande reconhecimento. É simplesmente o youtuber com canal de maquiagem mais bem pago do mundo, segundo a Forbes.
A Jeffree Star Cosmetics é conhecida pelos seus batons e sombras coloridas, sempre elogiadas por uma fórmula de ótima qualidade e que não é testada em animais. É estimado que ele fature mais de 100 milhões de dólares anualmente.
Ele também está na lista dos youtubers mais bem pagos em geral, sendo colocado em quinto lugar, pela Forbes em 2018.