De Ed Sheeran a Coldplay, figuras pop já foram condenadas por plágio e tiveram que fazer acordos milionários
Após várias sessões de julgamento na justiça americana, Katy Perry foi acusada de plágio pelo hit de 2014 Dark Horse. A justiça determinou hoje (30) que os culpados terão de pagar uma quantia significativa ainda não determinada ao rapper cristão Flame, autor da música Joyful Noise, acusada de ser plagiada pela cantora pop e sua equipe.
Porém, essa não é a primeira vez que um cantor de pop mundialmente reconhecido é condenado por plagiar a canção de outro artista. Ed Sheeran, Pharrell e Michael Jackson são alguns dos outros cantores que já foram acusados e condenados por plágio em suas canções mais famosas.
Confira abaixo 5 artistas condenados por plágio e suas respectivas canções:
++Katy Perry é considerada culpada por plágio de ‘Dark Horse’
Ed Sheeran - Photograph
O cantor britânico de X anos foi acusado em abril de 2017 a pagar cerca de US$20 milhões à Matt Cardle, cantor que ganhou o The X Factor do Reino Unido em 2010. Ed foi acusado de plagiar a música Amazing na canção Photograph. Segundo o júri, as músicas possuem cerca de 39 notas idênticas.
++Nos 10 anos da morte de Michael Jackson, relembre 10 covers famosos do rei do pop
Pharrell e Robin Thicke - Blurred Lines
A justiça americana considerou que a música Blurred Lines, sucesso de 2013, é um plágio de Got To Give Up (1977), de autoria de Marvin Gaye. A dupla foi obrigada a pagar cerca de 5,3 milhões de dólares aos herdeiros de Marvin Gaye em 2018.
Gotye - Somebody That I Used To Know
Dono do sucesso Somebody That I Used to Know, lançado em 2011, o cantor belga-australiano Gotye foi acusado de plágio pela família do violinista brasileiro Luiz Bonfá. Gotye já pagou mais de 1 milhão de dólares à família, num acordo que deu direito à co-autoria da faixa, além de royalties de 50% dos ganhos da música. Gotye foi acusado de plagiar a canção Seville, de 1967.
Michael Jackson - Wanna Be Starting Something
Um dos discos mais vendidos e aclamados do mundo é Thriller, de Michael Jackson. A canção que introduz o álbum é Wanna Be Starting Something, que foi condenada por plágio pelo cantor camaronês Manu Dibango. A faixa plagiada no caso foi Soul Makossa, de 1972. Em 1983, Michael teve de pagar o equivalente a 200 mil dólares a Dibango por direitos autorais.
Coldplay - Viva La Vida
A banda foi acusada pelo guitarrista Joe Satriani por plagiarem sua música If I Could Fly na canção Viva La Vida, um sucesso internacional. Ambas as partes firmaram um acordo financeiro não divulgado e resolveram a questão em 2009.