A minissérie escrita por Jack Thorne é baseada em um escândalo da vida real sobre os resíduos tóxicos da cidade de Corby, na Inglaterra
Publicado em 01/04/2025, às 12h00
Cidade Tóxica estreou na Netflix em fevereiro de 2025 sem o mesmo alarde de Adolescência, fenômeno de audiência no catálogo do streaming. O que muitos não sabem é que ambas produções compartilham do mesmo criador: Jack Thorne.
Na minissérie, baseada em fatos, um grupo de mães luta por justiça após um dos piores escândalos ambientais da história do Reino Unido. Jack Thorne revelou que foi impactado ao descobrir essa história real e sentiu que era essencial trazê-la para as telas.
A história de Cidade Tóxica se passa em Corby, uma cidade industrial na Inglaterra. No final dos anos 1970, cerca de 10 mil pessoas trabalhavam nas siderúrgicas da região, mas, com a crise na indústria do aço, as fábricas foram desativadas em 1980. O que era para ser um projeto de renovação urbana acabou se tornando um pesadelo ambiental.
Milhões de toneladas de resíduos tóxicos foram removidos do antigo terreno da siderúrgica e transportados para Deene Quarry, nos arredores da cidade. O problema? O processo foi negligenciado, espalhando poeira contaminada por toda a região.
O impacto disso veio anos depois, quando mães começaram a perceber um padrão assustador: um número muito acima da média de crianças nascendo com defeitos nos membros superiores.
Jodie Whittaker, de Doctor Who, interpreta Susan McIntyre, uma das mães que lideraram a luta por justiça. Aimee Lou Wood (Sex Education) e Claudia Jessie (Bridgerton) também dão vida a personagens baseadas em mulheres reais que enfrentaram o poder público.
No papel do advogado Des Collins está Rory Kinnear (A Diplomata), enquanto Robert Carlyle (Ou Tudo ou Nada de Novo) e Brendan Coyle (Downton Abbey) interpretam figuras ligadas ao Conselho Municipal de Corby. Assista ao trailer da série:
LEIA TAMBÉM: Adolescência, série da Netflix, é inspirada em história real?
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)