Procurador do caso afirmou que as semelhanças entre o filme ficcional e os assassinatos reais de José e Kitty Menendez são impressionantes
Publicado em 24/09/2024, às 12h45
"Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" conta a história dos irmãos Menendez, responsáveis por matarem os próprios pais em um dos crimes mais chocantes dos EUA — e que lembra muito o crime de Suzane Von Richthofen, no Brasil.
Logo no primeiro episódio da série, Erik, o caçula, em um momento de angústia e medo que aconteceria após o crime, confessa a autoria do assassinato ao seu psicólogo. Ao detalhar como ocorreu o assassinato, o personagem alega que foi inspirado pelo filme "Billionaire Boys Club" ("Clube dos Garotos Bilionários"), lançado em 1987.
JoséMenendez foi morto dentro de sua casa com seis tiros de espingarda. A esposa, Kitty, estava junto e morreu com 10 disparos. Lyle e Erik chamaram a polícia, afirmando que haviam chegado do cinema e encontrado os pais mortos.
Certo tempo depois, Erik confessou o crime durante uma sessão de terapia. O terapeuta Jerome Oziel, com medo, revelou a informação à sua amante, que posteriormente levou a confissão a polícia após o término do relacionamento.
No tribunal, a defesa não negou os assassinatos, mas argumentou que foram cometidos em legítima defesa após anos de abuso parental. Os promotores, por outro lado, sustentaram que os irmãos mataram os pais para obter a herança. Lyle e Erik forneceram descrições gráficas dos abusos sofridos nas mãos do pai.
Em 1996, três anos após um julgamento inicial que não resultou em veredicto, Lyle e Erik foram considerados culpados de homicídio em primeiro grau e receberam pena de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.
A trama de "Billionaire Boys Club" gira em torno de um grupo de jovens ambiciosos em Los Angeles, que se envolvem em um esquema de pirâmide para enriquecer rapidamente. Liderados por Joe Hunt, interpretado por Judd Nelson, eles atraem investidores, mas a situação se torna cada vez mais tensa e perigosa.
À medida que os negócios começam a desmoronar e os conflitos internos surgem, o grupo se vê em uma espiral de traição, crime e tragédia. O filme explora temas de ambição, ganância e as consequências das escolhas arriscadas.
Durante o julgamento dos irmãos Menendez, uma testemunha afirmou que eles se inspiraram no filme de 1987. De acordo com o Los Angeles Times, a principal testemunha da acusação gerou confusão ao sugerir que a ideia de assassinar seus pais veio da "BBC".
Inicialmente, pensou-se que a referência era à British Broadcasting Corporation, mas, na verdade, referia-se ao filme "Billionaire Boys Club", que a NBC exibiu na televisão em duas partes.
"As semelhanças entre o filme ficcional e os assassinatos reais de José e Kitty Menendez são impressionantes", comentou o procurador Lester Kuriyama. Ele mencionou que, assim como um dos personagens do filme, Erik Menendez comprou um Jeep e usou um relógio Rolex, segundo reportagem do Los Angeles Times em 1993.
A testemunha era o psicólogo Jerome Oziel, que atendia Erik. Oziel declarou que o filme serviu de inspiração para os irmãos, enquanto o procurador tentou convencer o tribunal a exibir a película para os jurados. No entanto, o juiz negou o pedido, conforme relatado pelo veículo.
Durante o julgamento, o irmão mais novo foi questionado se assistiu a "Billionaire Boys Club" três semanas antes do crime, mas ele negou: "Nunca discuti isso em sessão [com Oziel]".
O filme ganhou um remake homônimo em 2018, estrelado por Ansel Elgort, Taron Egerton, Kevin Spacey, Emma Roberts, Jeremy Irvine e Judd Nelson, que retorna em pequena participação. Assista ao trailer:
Qual foi a melhor série estreante de 2024 até agora? Vote no seu favorito!
- "Eco"
- "Percy Jackson e os Olimpianos"
- "True Detective: Terra Noturna"
- "Zorro"
- "Sr. & Sra. Smith"
- "Um Dia"
- "Avatar: O Último Mestre do Ar"
- "O Regime"
- "X-Men '97"
- "O Problema dos 3 Corpos"
- "Ripley"
- "Fallout"
- "Doctor Who"
- "Bebê Rena"
- "Garotos Detetives Mortos"
- "Pretty Little Liars: Curso de Verão"
- "Eric"
- "Supacell"
- "Pedaço de Mim"
- "Vidas Bandidas"