A empresa respondeu a alegações de roteirista, afirmando que a dispensa ocorreu após uma “investigação interna” e "descobertas chocantes"
Publicado em 16/08/2024, às 10h45 - Atualizado às 11h00
Beau DeMayo, um dos criadores de "X-Men '97", usou as suas redes sociais para falar, pela primeira vez, sobre a sua demissão da Marvel, onde também trabalhou em "Cavaleiro da Lua" (2022) e o ainda inédito "Blade".
Em seu texto, o roteirista revelou que, mesmo após a demissão, continuou a ter problemas com a Marvel e sugeriu que a represália da empresa após a publicação de uma fan-art para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ teria sido a última em uma série de um "padrão perturbador" que vivenciou por lá:
"Em primeiro lugar, eu sou grato por ter trabalho em 'X-Men '97', colaborando com um pessoal incrivelmente talentoso. Criar o revival foi um sonho realizado e o apoio que os fãs têm mostrado tem sido tocante. No entanto, senti que era urgente falar sobre a minha demissão", começou DeMayo.
"Aqui está uma fan-art de 'X-Men', que eu postei no Instagram no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, em junho. No dia 13 de junho, Marvel me mandou uma carta avisando que haviam tirado os meus créditos da 2ª temporada [de 'X-Men '97'] devido à publicação. Infelizmente, esse foi o [acontecimento] mais recente em um padrão perturbador que sofri enquanto trabalhava em 'X-Men '97' e 'Blade'", acrescentou.
Por fim, DeMayo ainda disse que daria mais detalhes sobre o afastamento do projeto no futuro, mas precisava se afastar das redes sociais por um período antes de falar mais sobre o assunto:
Above is #XMen fan-art I posted on Instagram for Gay Pride in June. On June 13, #Marvel sent a letter notifying me that they’d stripped my Season 2 credits due to the post. Sadly, this is the latest in a troubling pattern I suffered through while on working on #XMen97 and #Blade.
— Beau DeMayo (@BeauDemayo) August 16, 2024
Em comunicado ao Deadline, a Marvel Studios se pronunciou sobre a demissão do roteirista. "O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024, depois de uma investigação interna. Devido à chocante natureza das conclusões desta investigação, quebramos laços com ele imediatamente, e ele não tem mais nenhuma afiliação com a Marvel", informou na nota, sem especificar o comportamento do artista que causou o afastamento.
Depois de "Deadpool & Wolverine", qual é a produção mais aguardada do Universo Cinematográfico da Marvel? Vote!
- "Agatha Desde Sempre" (18 de setembro de 2024 no Disney+)
- "Ironheart" (2024-2025 no Disney+)
- "Daredevil: Born Again" (2024-2025 no Disney+)
- "Capitão América: Admirável Mundo Novo" (14 de fevereiro de 2025 nos cinemas)
- "Thunderbolts*" (2 de maio de 2025 nos cinemas)
- "Quarteto Fantástico" (25 de julho de 2025 nos cinemas)
- "Vingadores: Doomsday" (1º de maio de 2026 nos cinemas)
- "Vingadores: Guerras Secretas" (7 de maio de 2027 nos cinemas)
- "Blade" (Sem data de estreia confirmada)
- "Guerra das Armaduras" (Sem data de estreia confirmada)
- "Homem-Aranha 4" (Sem data de estreia confirmada)
- "Tales of Wakanda" (Sem data de estreia confirmada)
- "Nova" (Sem data de estreia confirmada)
- "Wonder Man" (Sem data de estreia confirmada)
- "Vision Quest" (Sem data de estreia confirmada)
- "Spider-Man: Freshman Year" (Sem data de estreia confirmada)
- "Marvel Zombies" (Sem data de estreia confirmada)