Além de produtora da série, ela era amiga confidencial de Lady Di
Jemina Khan, produtora e amiga muito próxima da falecida princesa Diana, deixou "The Crown" em sua quinta temporada após notar que os últimos dias de Lady Di -foco dos novos episódios- não foram tratados com "respeito e compaixão".
Ao Sunday Times, Khan afirmou: “Era muito importante para mim que os últimos anos de vida da minha amiga fossem retratados com precisão e compaixão, como nem sempre aconteceu no passado.”
Ainda na entrevista, a produtora falou que o criador da série, Peter Morgan, a pediu para ser consultora durante esta quinta temporada, responsável por narrar os anos que antecederam a morte de Diana em agosto de 1997, logo após ser seguida brutalmente por centenas de paparazzis na França. Outro fator que interessava Morgan, era que Khan fornecesse detalhes sobre os romances da Princesa do Povo com o cirurgião britânico-paquistanês Hasnat Khan e o produtor de cinema egípcio Dodi Al-Fayed, bem como sua polêmica entrevista com Martin Bashir.
“Quando esse acordo não foi honrado e quando percebi que aquele enredo específico não seria necessariamente contado com o respeito ou compaixão que eu esperava, solicitei que todas as minhas contribuições fossem removidas da série e recusei o crédito”, concluiu a confidente de Diana.
O Sunday Times também recebeu depoimentos da própria Netflix, streaming onde "The Crown" é exibida, informando o papel de Jemina Khan desde a primeira temporada da série que vai muito além de só produzir. “Ela fez parte de uma ampla rede de fontes bem informadas e variadas que forneceram extensas informações básicas para nossos escritores e equipe de pesquisa, dando o contexto para 'The Crown'. Mas nunca foi contratada como roteirista da série”, informou a plataforma digital.
A quinta temporada de "The Crown" tem previsão de estreia marcada para novembro de 2022, ainda sem data específica.