CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Rosamund Pike sobre futuro de Moiraine em A Roda do Tempo: 'Ela está disposta a morrer'

Em entrevista, a atriz comentou a jornada de sua personagem na terceira temporada de A Roda do Tempo, que acaba de estrear no Prime Video

Camila Gomes (@camilagms)
por Camila Gomes (@camilagms)

Publicado em 13/03/2025, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosamund Pike como Moiraine em A Roda do Tempo - Divulgação/Prime Video
Rosamund Pike como Moiraine em A Roda do Tempo - Divulgação/Prime Video

Rosamund Pike brilhou em papéis de romance, dramas e suspense, como Orgulho e Preconceito (2005), Saltburn (2023) e Garota Exemplar (2014), antes se aventurar pelo universo da fantasia em A Roda do Tempo, série de sucesso Prime Video, que retorna com novos episódios a partir desta quinta-feira, dia 13 de março.

Na produção, que adapta a obra de Robert Jordan, a atriz dá vida a Moiraine Damodred, uma Aes Sedai, que recebe a missão de encontrar o Dragão Renascido, um jovem com grandes poderes, capazes de salvar ou destruir a humanidade.

Por duas temporadas, ela guiou Rand (JoshaStradowski) nessa missão, decidida a derrotar as trevas antes de sucumbir à loucura. Porém, nos novos capítulos da série, Moiraine descobre que a sua morte é necessária para concluir o seu propósito.

Em conversa com a Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz,Pike falou sobre a morte iminente de sua personagem, além do orgulho em ter mergulhado no universo fantástico de A Roda do Tempo. Confira a seguir:

Rosamund, nos últimos anos você estrelou diversos filmes, como Saltburn e Eu Me Importo.  Mas como é poder se dedicar a uma personagem por mais anos?

Rosamund Pike:Tem sido ótimo. Adoro me aprofundar [em um personagem]. E um convite para se aprofundar quando se tem 14 romances... [...] É um aprendizado para mim. Eu nunca explorei a fantasia. E talvez eu não chegue a dizer que sou um especialista, porque os especialistas em A Roda do Tempo são quase enciclopédicos em seus conhecimentos. Mas sou muito boa no início, certamente no estágio inicial, nos primeiros livros de leis, lógica, regras e coisas de A Roda do Tempo

Moiraine passou por uma longa jornada de altos e baixos desde que soube que encontrou os cinco jovens que poderiam ser o Dragão. Como essa trajetória a transformou até agora?

R. P.: Há um certo alívio, porque ela foi encarregada dessa tarefa quando ela era muito jovem. Ela ainda estava estudando na Torre Branca e sua professora teve uma visão... Na verdade, ela morreu no processo de ter essa visão e encarregou Siuan (Sophie Okonedo) e Moiraine de encontrar o Dragão Renascido e prepará-lo para enfrentar a última batalha.

Procurar aquele bebê, que nasceu em Dragon Mound e agora poderia estar em qualquer lugar do mundo, não foi uma tarefa fácil [...]. E ela encontrou Rand, mas agora o mundo inteiro sabe que Rand é o Dragão e isso é complicado para ela, pois como prepará-lo para enfrentar a última batalha quando ele precisa aprender a canalizar? 

Para que Moiraine seja uma guia e uma professora, ela precisa procurar alguém para treiná-lo em outro lugar. E isso não é fácil para ela. Não é fácil. É um enigma e, na maioria dos guias de fantasia, eles sabem quais são as regras. Eles entendem mais do que seus protegidos. Mas Rand não sabe o suficiente sobre seu poder e Moiraine não pode ajudá-lo a descobrir. Portanto, é difícil.

Aes Sedai não envelhecem como as outras pessoas, mas agora a Moiraine enfrenta a perspectiva de sua morte para salvar o Rand. Como ela vai encarar esse destino?

R. P.: Não sabemos quantos anos Moiraine tem e essa sempre foi uma causa pela qual ela está disposta a morrer. E, no meio da temporada, ela recebe uma revelação. Ela passa por um julgamento, algo chamado de Julgamento de Ruidian, em que entra em uma espécie de portal chamado de Anéis, onde lhe são mostradas várias versões do futuro. Muitos futuros que poderiam acontecer, alguns dos quais se tornarão realidade, outros nunca se tornarão, alguns dos quais ela sonharia que poderiam se tornar realidade, outros que a deixariam horrorizada se se tornassem realidade. E depois de sair, ela precisa resolvê-los.

Mas ela ficou com algumas certezas e uma das principais certezas é que, aparentemente, os caminhos dela e de Rand não seguem juntos. Isso é muito triste para ela, pois toda a sua vida foi dedicada a prepará-lo para a última batalha. Portanto, esses personagens de fantasia precisam ser testados e esse é o grande teste de Moiraine na terceira temporada, esse conhecimento.

Rand e Moiraine na 3ª temporada de A Roda do Tempo (Divulgação/Prime Video)
Rand e Moiraine na 3ª temporada de A Roda do Tempo (Divulgação/Prime Video)

A Moiraine vai precisar trabalhar com a Lanfear (Natasha O'Keeffe) para proteger o Rand e guiá-lo na nova etapa dessa jornada. Como ela lidará com essa aliada inesperada?

R. P.:Lanfear é incrivelmente perigosa, mas talvez seja mais seguro manter seus inimigos por perto. Ela não confia em Lanfear, mas a única coisa que lhe dá algum consolo é o fato de Lanfear historicamente, antes da ruptura, ter amado o Dragão Renascido. Portanto, Moiraine acha que provavelmente não machucará Rand, mas não pode ter certeza. É um risco enorme. É um jogo perigoso que eu não acho que Siuan aprovaria. É algo que ela precisa manter em segredo, mas também mostra sua crueldade. Isso mostra até onde ela está disposta a ir em sua missão. Ela aceitará o sofrimento dos outros para preservar a integridade de sua missão. É por isso que é divertido interpretá-la.

Na segunda temporada, a relação entre Siuan e Moiraine foi abalada após a sua personagem ser exilada. O que os fãs podem esperar do desenvolvimento do relacionamento das duas?

R. P.:Amor, dor, sofrimento... Todos os bons indicadores de uma boa história de amor. Moiraine ainda não pode entrar na Torre Branca. Ela deve observar os eventos chocantes no início da temporada, em que há um motim dentro da Torre Branca e outra facção começa a se rebelar contra Siuan... O poder de Siuan está enfraquecendo e Moiraine só pode ficar olhando. Não há nada que ela possa fazer para ajudar. Só que, então, há algo que ela pode fazer para ajudar e ela realmente salva Siuan da morte, mas não fica por perto para receber agradecimentos. É aquela coisa de ‘eu te amo, eu vou te salvar, mas não posso ficar com você. Mas eu quero estar com você’. É duro.

Qual é a parte mais fascinante de fazer parte do universo de A Roda do Tempo até agora?

R. P.:Conhecer os fãs dos livros, saber como esses livros impactaram suas vidas, como eles continuam discutindo, analisando e voltando a esses livros repetidamente. E também ver a incrível liberdade dada a todos os nossos departamentos técnicos, como efeitos especiais, figurino, armamento, criação de criaturas etc. Tem sido incrível observar e fazer parte disso.

 Moiraine na 3ª temporada de A Roda do Tempo (Divulgação/Prime Video)
Moiraine na 3ª temporada de A Roda do Tempo (Divulgação/Prime Video)

E qual é a melhor parte de interpretar Moiraine até agora?

RP: A possibilidade de explorar, por meio do movimento, a sensação de canalizar o poder do universo. Eu sempre quis expressar isso em uma fisicalidade que não fosse, sabe, dança, mas certamente incorporada de uma forma muito real. Eu não queria fazer algo que fosse estático. Gostei muito de criar uma linguagem para o Poder Único na série. Além disso, ela me tornou uma cavaleira melhor, o que é ótimo.

Como foi para ela esse período em que não conseguia canalizar. Como ela se sentiu e como foi para você interpretar esse momento?

R. P.:Quando Moiraine não consegue canalizar, é como ser uma sombra de si mesma. Nos livros, isso é até comparado a um aborto espontâneo ou a um natimorto para uma mulher. É algo arrancado de você. Essa é a perda mais dolorosa que um Aes Sedai pode experimentar. É como cair em uma depressão profunda. É como ser cortada de sua vitalidade. E a maioria das mulheres não sobrevive um ano após o ocorrido. Portanto, é uma prova da força de Moiraine o fato de ela ter continuado sua jornada, mesmo sem seu poder.

LEIA A ENTREVISTA ORIGINAL EM: Rosamund Pike sobre futuro de Moiraine em A Roda do Tempo: 'Ela está disposta a morrer'


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

  • Baby
  • Babygirl
  • A Semente do Fruto Sagrado
  • Aqui
  • Maria Callas
  • Luiz Melodia: No Coração do Brasil
  • Lobisomem
  • MMA - Meu Melhor Amigo
  • Anora
  • Conclave
  • Emilia Pérez
  • Setembro 5
  • A Verdadeira Dor
  • Acompanhante Perfeita
  • Capitão América: Admirável Mundo Novo
  • Sing Sing

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!