"E o Vento Levou", "Juventude Transviada" e outras produções para recordar os velhos tempos
A Era de Ouro de Hollywood transformou a indústria cinematográfica no mundo inteiro e presenteou os amantes da sétima arte com diversas produções que se tornaram grandes clássicos. De E o Vento Levou (1939) a O Mágico de Oz, listamos 8 filmes incríveis que marcaram gerações e estão disponíveis na HBO Max. Confira:
1. E O VENTO LEVOU (1939)
Com direção de Victor Fleming, o longa conta a história de amor de Scarlett O´Hara (Vivien Leigh), uma jovem mimada, e do aristocrata Rhett Butler (Clark Gable), que deve se casar com sua prima. No entanto, tudo muda quando a Guerra Civil americana explode.
2. O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE? (1962)
Sucesso nas bilheterias, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? Foi baseado no livro homônimo de Henry Farrell. Com direção de Robert Aldrich, o thriller acompanha Jane Hudson (Bette Davis), uma atriz de teatro que fez sucesso na infância e agora cuida de Blanche (Joan Crawford), sua irmã em uma cadeira de rodas, também ex-atriz mirim. Blanche planeja se vingar de Jane pelo acidente de carro que a deixou paralítica, enquanto Jane esconde a irmã de todos e tenta voltar aos holofotes.
3. CANTANDO NA CHUVA (1952)
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos maiores astros da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso e as revistas apostam num relacionamento amoroso entre os dois, o que não é verdade. No entanto, a situação dos dois muda completamente quando uma novidade chega no mundo do cinematográfico: o cinema falado. Com direção de Gene Kelly e Stanley Donen, Cantando na Chuva se tornou um dos musicais mais famosos de todos os tempos.
4. JUVENTUDE TRANSVIADA (1955)
Em Juventude Transviada, o eterno galã de Hollywood, James Dean, dá vida a Jim Stark, um bom garoto que, por algum motivo, tomou o caminho errado da vida e se tornou um jovem problemático. Com outros dois adolescentes, Judy (Natalie Wood) e John Crawford (Sal Mineo), Jim vive aventuras, conflitos e disputas que vão resultar em uma tragédia.
5. UMA RUA CHAMADA PECADO (1951)
Após ser expulsa da cidade natal por seduzir um jovem de 17 anos, Blanche (Vivien Leigh) resolve ir visitar a irmã grávida em Nova Orleans em busca de um lugar para ficar. No entanto, sua chegada afeta não só sua irmã, mas também o cunhado e a si mesma.
6. A TORTURA DO SILÊNCIO (1953)
Com direção de Alfred Hitchcock,A Tortura do Silêncio é um suspense que conta a história do padre Logan (Montgomery Clift), acusado de matar um homem. Porém, o real assassino é o imigrante alemão Otto, que confessou o crime a ele. Como padre, Logan não pode revelar o que ouviu no confessionário, e desde o momento da acusação tem sua fé testada.
7. CASABLANCA (1942)
Durante a Segunda Guerra, o americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontra refúgio na cidade de Casablanca e lá passa a administrar uma casa noturna. Rick também ajuda diversas pessoas que tentam escapar dos nazistas, possibilitando que fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, Blaine percebe que a mulher é Ilsa (Ingrid Bergman), uma grande paixão do passado.
8. O MÁGICO DE OZ (1939)
Neste clássico dirigido por Victor Fleming, acompanhamos Dorothy (Judy Garland) e seu cachorrinho Totó, que são levados para à terra mágica de Oz após um ciclone passar pela fazenda de seus avós, no Kansas. Neste mundo encantado, eles encontram grandes aventuras.