Ela, que também era ativista da comunidade trans, tirou a própria vida no último dia 21
Roteirista e ativista trans, Camila María Concepción, que trabalhou nos roteiros de Gentefied, nova série da Netflix sobre uma família que tenta salvar o seu restaurante de tacos da urbanização acelerada do bairro, e Daybreak, produção pós-apocalíptica baseada nos quadrinhos de Brian Ralph, tirou a própria vida no último dia 21 de fevereiro, aos 28 anos. A informação foi confirmada por seus representantes da série e da Netflix. Além de roteirista, ela ativista na comunidade trans norte-americana.
Em seu Instagram, Linda Yvette Chávez, co-criadora de Gentefied, fez uma longa declaração sobre a amiga: "Camila, mi amor, eu não consigo escrever essas palavras sem começar a chorar. Eu não posso acreditar que estou escrevendo isso, porque você deveria estar aqui, Camila. Você deveria estar lá na quinta [na pré-estreia de Gentefied] e eu te mandei mensagens, porque estava preocupada, porque você estava ausente. Uma grande parte desse sonho estava ausente e eu deveria saber", escreveu.
"Meu amor, você era brilhante. Você era poderosa. (...) A primeira vez que você se sentou naquele quarto conosco, um ano e meio atrás, você foi hipnotizante. Você contava uma história como se estivesse enrolando algodão doce", acrescentou. "Você foi um anjo que Deus me enviou. Eu jamais esquecerei a primeira vez em que você me mandou uma mensagem cheia de amor, respeito e adoração. Você dizia que se inspirava em mim, mas com palavras que eu sentia que vinham do universo em si porque você sempre parecia que as mandava quando eu mais precisava".
A criadora também falou sobre como Concepción a ajudou a tocar o projeto de Gentefied: "Quando eu estava lutando para fazer a série e estava com dificuldades para acreditar em mim mesmo, você era esse anjo que aparecia nas minhas mensagens ou no meu escritório para dizer exatamente o que eu precisava ouvir", declarou. "Eu sei que você é mágica e eu queria que o mundo devorasse a sua magnitude como você merecia. (...) Você deveria estar aqui".