Cearense disputa com "Firebrand", que conta a história do casamento entre o rei inglês Henrique VIII e a sua sexta e última esposa, Catherine Parr
O cearense Karim Aïnouz disputará a Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cinema de Cannes, na edição deste ano, que acontece entre os dias 16 e 27 de maio. "Firebrand", estrelado por Jude Law ("Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore") e Alicia Vikander ("A Garota Dinamarquesa"), foi o filme escolhido para a competição.
O longa conta a história do casamento entre o rei inglês Henrique VIII (Law) e a sua sexta e última esposa, Catherine Parr (Vikander). Agora, Aïnouz tem a chance de conquistar a segunda Palma de Ouro do Brasil. O país venceu uma única vez, em 1962, com "O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte.
O brasileiro já participou outras vezes do Festival de Cannes, mas nunca na categoria principal. Em 2019, com "A Vida Invisível", foi o vencedor da mostra Un Certain Regard. Antes disso, disputou o Queer Palm em duas ocasiões: em 2011, com "O Abismo Prateado", e em 2002, com "Madame Satã".
Outros filmes brasileiros ainda estarão em competições do festival neste ano: "A Flor do Buriti", parceria entre o português João Salaviza e a brasileira Renée Nader Messora, que apresenta a história de resistência do povo indígena Krahô, participa da seleção oficial da mostra Un Certain Regard.
Diretor de "Aquarius" e "Bacurau", Kleber Mendonça Filho também estará no festival em exibição especial - fora da competição - de "Retratos Fantasmas", documentário ambientado no centro de Recife, cidade natal do cineasta.
Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!
- "M3GAN"
- "Batem à Porta"
- "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"
- "Pearl"
- "Creed III"
- "Pânico 6"
- "Shazam! Fúria dos Deuses"
- "John Wick 4: Baba Yaga"
- "Super Mario Bros. O Filme"
- "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes"