Em 2023, o cientista Paul Edward Stamets foi ao X (antigo Twitter) esclarecer se uma infecção pelo fungo Cordyceps pode ocorrer em humanos
Publicado em 10/04/2025, às 14h45
The Last of Us retorna com sua segunda temporada neste domingo (13) na Max e a série, na estreia do primeiro ano, em 2023, trouxe sua mitologia sombria para um público muito mais amplo, gerando muitas perguntas sobre o quanto da história é ficção científica e o quanto é fato científico.
A versão para TV expandiu o enredo do surto por um vírus fúngico que acabou transformando o mundo em uma perigosa distopia. Com isso, cientistas especialistas em fungos entraram no centro das atenções da cultura pop e compartilhar algumas das realidades mais assustadoras do que sabem. Confira:
A micologia é o ramo da biologia que estuda os fungos, e um de seus maiores nomes é Paul Edward Stamets. Em janeiro de 2023, Stamets viu o segundo episódio de The Last of Us e todos os novos detalhes da infecção pelo fungo Cordyceps que o programa revelou. Naturalmente, Stamets tinha ideias para compartilhar – e que lugar melhor para fazer isso do que no X (antigo Twitter)?
“Acabei de assistir o segundo episódio de #TheLastOfUs e tenho duas opiniões. Em primeiro lugar, sou fã de ficção científica e adoro inserir os elementos criativos dos fungos na narrativa. Mas vamos cair na real. Cordyceps não podem infectar humanos.”, escreveu o cientista. Confira a postagem:
I have just finished watching the second episode of #TheLastOfUs and I have two opinions.
— Paul Stamets (@PaulStamets) January 26, 2023
First, I’m a science-fiction fan and I love weaving the creative elements of fungi into the narrative.
But let’s get real. Cordyceps can not infect humans. pic.twitter.com/R0cLGq0GPO
Ele continou ao dizer: "Mas todos os organismos devem comer. Existem animais que são predadores. Existem plantas que são predadoras. Existem fungos que são predadores. Somos todos parte de uma teia alimentar gigante onde somos sustentados uns pelos outros. Esta é uma informação fictícia tecida sobre um tema salpicado de micologia e que explora a micofobia: o medo de fungos. É natural que os humanos temam aquilo que é poderoso, mas misterioso e incompreendido".
"Por isso, aplaudo os escritores por verem esta oportunidade de nos levar a uma aventura literária no reino da ficção científica enquanto exploram o fascínio, o medo e a alegria do público pelos fungos", revelou Paul Edward Stamets
Como pode se perceber por essas declarações, o cientista está mais do lado dos fungos do que contra eles. Stamets apaga todas as dúvidas sobre sua posição mais tarde na discussão, quando faz campanha para que o fungo seja nosso maior aliado:
"Na realidade, os fungos nos oferecem hoje algumas das melhores soluções necessárias para resolver muitas das ameaças existenciais que enfrentamos. Na verdade, os fungos do tipo Cordyceps podem substituir a maioria dos pesticidas químicos por uma solução ecologicamente racional e economicamente escalável", disse.
"Quem sabe um jovem assistindo a essa série se torne nosso Einstein da micologia e ajude a salvar o mundo das toxinas que criamos. Notícias de última hora: eles estão em toda parte, o tempo todo, e você mora com eles 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esses mesmos fungos existem a cada passo que você dá", explicou.
Who knows, a young person watching this series could become our Einstein of mycology and help save the world from the toxins we create.
— Paul Stamets (@PaulStamets) January 26, 2023
Breaking news: they are everywhere, all the time, and you live with them 24/7. These very fungi exist under every footstep that you take.
"Os fungos nunca serão derrotados. Nossa sobrevivência depende de um tratado de paz com os fungos. Os micologistas podem ajudar sendo os embaixadores... para nossos amigos, os fantásticos Fungos!", finalizou.
Fungi will never be defeated.
— Paul Stamets (@PaulStamets) January 26, 2023
Our survival depends on a peace treaty with Fungi.
Mycologists can help by being the ambassadors….to our friends, the fantastic Fungi !
Baseada no jogo homônimo, a série é situada cerca de vinte anos após a destruição da civilização moderna e apresenta Joel (Pedro Pascal, The Mandalorian), um sobrevivente grosseiro, que é contratado para contrabandear Ellie (Bella Ramsey), uma garota de 14 anos, para fora de uma zona de quarentena opressiva.
No entanto, o que seria apenas mais um trabalho para Joel acaba se transformando em uma jornada perigosa e, para sobreviver, tanto o contrabandista quando a menina precisarão aprender a confiar um no outro.
Os novos capítulos serão ambientados cinco anos após os eventos da primeira parte do videogame e na nova história, o jogador assume o papel de duas protagonistas: Ellie (Bella Ramsey), em busca de vingança após um evento traumático, e Abby (Kaitlyn Dever), uma soldada envolvida em um conflito entre uma milícia e um culto.
Além dos protagonistas, a nova temporada contará com novidades no elenco. A atriz Kaitlyn Dever (Fora de Série) será Abby, Isabela Merced (Madame Teia) será Dina, Young Mazino (Treta) será Jesse. Danny Ramirez (Top Gun: Maverick), Taty Gabrielle (Uncharted), Ariela Barer (Fugitivos) e Spencer Lord (Riverdale) completam o time. Assista ao trailer:
LEIA TAMBÉM: Que horas estreia a 2ª temporada da série The Last of Us?
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)