Herói vivido por Zachary Levi ("Chuck") nas telonas já teve outro nome nos quadrinhos da DC
Se você é fã de super-heróis, certamente já ouviu falar da Capitã Marvel. Há quatro anos, a personagem estreou nas telonas como parte do Universo Cinematográfico da Marvel. No mesmo ano, em 2019, o Capitão Marvel também chegou nos cinemas, mas você talvez não o reconheça por esse nome, apenas como Shazam.
Em "Shazam! Fúria dos Deuses", segundo filme do herói vivido por Zachary Levi ("Chuck") - que já está disponível nas plataformas digitais após uma passagem decepcionante pelos cinemas -, Billy Batson (Asher Angel) questiona qual é o seu nome de super-herói.
Em uma das cenas, um personagem chega a sugerir que o seu codinome seria "Capitão Marvel", uma referência ao primeiro nome do herói nos quadrinhos da DC, que precisou ser mudado por causa de conflitos judiciais com a concorrente Marvel. Sabia disso?
Billy Batson se transformou no Capitão Marvel, pela primeira vez, em uma 1940, em uma publicação da Fawcett Comics. O personagem acabou agradando e até ganhou uma série, "Adventures of Captain Marvel" ("Aventuras do Capitão Marvel", em tradução livre).
Porém, o sucesso chamou a atenção da National Publications, que viria a se tornar a DC Comics. A editora alegou que o Capitão Marvel era uma cópia do Superman e entrou com um processo contra a Fawcett Comics, vencido em 1953.
Nesse meio tempo, um novo Capitão Marvel surgiu no meio editorial, através da M.F. Enterprises, como um androide que podia separar partes de seu corpo. A Marvel Comics se interessou pelo personagem e comprou a licença do nome, lançado a sua própria versão do personagem, Mar-Vell, um renegado herói Kree.
Em 1972, quando a DC Comics decidiu pagar à Fawcett Comics para usar os personagens nas história da editora, ela já não poderia mais chamá-lo de Capitão Marvel, já que o título agora pertencia à Marvel. O jeito foi rebatizá-lo como Shazam.
Nos primeiros lançamentos, a DC ainda tentou contornar a situação incluindo o subtítulo "O Capitão Marvel ORIGINAL!" nas capas das revistas em quadrinhos, mas abortou a ideia após ameaças de processo da concorrente, redefinindo-o como "O mortal mais poderoso da Terra".
No novo filme, Billy Batson volta a se transformar em Shazam para enfrentar vilões tirados das páginas dos livros de mitologia grega, como Héspera (Helen Mirren) e Calipso (Lucy Liu), filhas do deus-titã Atlas.
"Shazam! Fúria dos Deuses" será a primeira produção a estrear nos cinemas após as diversas reformulações divulgadas por James Gunn e Peter Safran, os novos chefões do Universo DC. Portanto, o personagem volta às telonas com um futuro incerto, com a possibilidade de essa ser a sua última aparição.
Além de Levi e Angel, Jack Dylan Grazer (“It – A Coisa”), Grace Currey (“Vampire Dad”), Adam Brody (“Casamento Sangrento”), Meagan Good (“Monster Hunter”), D.J. Cotrona ("G.I. Joe: Retaliação"), Ross Butler (“Para Todos os Garotos que Já Amei”) e Djimon Hounsou (“Guardiões da Galáxia”) retornam para a sequência.
Junto a Helen Mirren e Lucy Liu, também estão no elenco Rachel Zegler, de "Amor, Sublime Amor", e Gal Gadot, que retorna como a Mulher-Maravilha para uma participação especial no longa.
Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- "John Wick 4: Baba Yaga" (23 de março)
- "O Urso do Pó Branco" (30 de março)
- "Super Mario Bros. O Filme" (6 de abril)
- "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" (13 de abril)
- "Guardiões da Galáxia: Volume 3" (4 de maio)
- "Renfield: Dando Sangue Pelo Chefe" (4 de maio)
- "Velozes & Furiosos 10" (18 de maio)
- "A Pequena Sereia" (25 de maio)
- "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (1º de junho)
- "Transformers 7: O Despertar das Feras" (8 de junho)
- "The Flash" (16 de junho)
- "Indiana Jones e o Chamado do Destino" (29 de junho)
- "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1" (13 de julho)
- "Barbie" (20 de julho)
- "Oppenheimer" (20 de julho)
- "Besouro Azul" (17 de agosto)
- "As Marvels" (10 de novembro)
- "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" (16 de novembro)
- "Aquaman e o Reino Perdido" (21 de dezembro)