Papel acabou ficando com o então desconhecido alemão Felix Kammerer
Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter, quase estrelou em "Nada de Novo no Front", longa-metragem alemão que ganhou quatro estatuetas no Oscar de 2023, incluindo a de Melhor Filme Internacional.
A roteirista da produção, Lesley Paterson, revelou que o ator foi escalado para interpretar o papel do protagonista Paul Baumer. Ela explicou que o convite foi feito assim que ele encerrou a franquia do bruxo, em 2011.
Os produtores do filme pensaram que escalar Radcliffe garantiria o financiamento necessário para fazer o projeto, que é baseado no romance pacifista de Erich Maria Remarque de 1929 e já tinha rendido outras duas versões para o cinema, mas esse acabou não sendo o caso.
"Quando compramos os direitos do livro, há 16 anos, o cenário era tão diferente", disse Paterson ao tablóide britânico Daily Mirror. "Não havia como você fazer um filme em alemão e arrecadar dinheiro para isso.”
“Portanto, decidimos logo no início que provavelmente teríamos que lançá-lo como se falasse inglês com sotaque germânico”, continuou ela. “E pensamos: 'Quais nomes vão levantar financiamento?' E naquela época, Daniel Radcliffe estava saindo de 'Harry Potter'."
Mas então a roteirista explicou que apenas o nome de Radcliffe não seria capaz de arrecadar nem público nem financiamento. "Percebemos rapidamente que, embora ele seja um ator maravilhoso, ele não era o certo para o papel e seu nome na verdade não gerou nenhum investimento”, afirmou. “Porque, em última análise, o que o tornou conhecido é a marca de 'Harry Potter' e não ele como ator. Mas ele era tão adorável..."
O então desconhecido Felix Kammerer acabou sendo escalado para o papel principal mais de uma década depois e "Nada de Novo no Front" acabou ganhando quatro das nove categorias que estava concorrendo no Oscar 2023.
A 95ª cerimônia do Oscar, considerado o prêmio mais prestigiado do cinema, aconteceu na noite de domingo (12), em Hollywood. Grande destaque na edição deste ano, "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" venceu sete prêmios no Oscar 2023, incluindo o mais disputado da noite, o de Melhor Filme.
Michelle Yeoh venceu uma difícil queda de braço com Cate Blanchett, por "Tár", e conquistou a estatueta de Melhor Atriz. O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante ficou para Ke Huy Quan e o de Melhor Atriz Coadjuvante, disputado por Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis, acabou ficando com a eterna "rainha do grito". O longa ainda ganhou Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.
Na sequência, "Nada de Novo no Front" também se destacou ao vencer quatro estatuetas, incluindo a Melhor Filme Internacional. "A Baleia", filme mais recente de Darren Aronofsky ("Mãe!", "Cisne Negro"), ganhou duas categorias, com destaque para a de Melhor Ator, vencida por Brendan Fraser.
Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- "Shazam! Fúria dos Deuses" (16 de março)
- "John Wick 4: Baba Yaga" (23 de março)
- "O Urso do Pó Branco" (30 de março)
- "Super Mario Bros. O Filme" (6 de abril)
- "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" (13 de abril)
- "Guardiões da Galáxia: Volume 3" (4 de maio)
- "Renfield: Dando Sangue Pelo Chefe" (4 de maio)
- "Velozes & Furiosos 10" (18 de maio)
- "A Pequena Sereia" (25 de maio)
- "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (1º de junho)
- "Transformers 7: O Despertar das Feras" (8 de junho)
- "The Flash" (16 de junho)
- "Indiana Jones e o Chamado do Destino" (29 de junho)
- "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1" (13 de julho)
- "Barbie" (20 de julho)
- "Oppenheimer" (20 de julho)
- "Besouro Azul" (17 de agosto)
- "As Marvels" (10 de novembro)
- "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" (16 de novembro)
- "Aquaman e o Reino Perdido" (21 de dezembro)