Filme chegou aos cinemas em 8 de julho e pode ter aberto um novo rumo na franquia sem que nós tivéssemos percebido
Ao assistir “Viúva Negra“, novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel, que marca a despedida de Scarlett Johansson do papel de Natasha Romanoff, você pode ter cruzado com o primeiro mutante da franquia sem nem ter se dado conta. Quem revelou a informação foi o ator Olivier Richters, que deu vida ao personagem em uma breve aparição no longa.
“‘Viúva Negra’ foi lançado! Depois de dois anos, eu posso finalmente dizer quem é o meu personagem, como está registrado no IMDb e nos créditos: Ursa Major, o primeiro mutante a aparecer no Universo Cinematográfico da Marvel”, escreveu o ator em seu Instagram.
Ainda de acordo com Richters, o personagem faz parte d’A Guarda Invernal, uma versão russa dos Vingadores. “O poder dele o transforma em um incrível urso, transcendo o Hulk em tamanho”, declarou. “Ursa aparece diversas vezes nos quadrinhos lutando contra o Wolverine [dos ‘X-Men’] e o Hulk.”
“Quando a produção me contou quem eu realmente era em ‘Viúva Negra’, eu chorei de prazer no meu quarto de hotel, porque o meu sonho cinematográfico havia se tornado realidade: ser um super-herói dos quadrinhos oficialmente. Eu só posso esperar que a Marvel trará o Ursa de volta em sua forma final”, concluiu o ator. Até o momento, a Marvel não confirmou a veracidade sobre Ursa Major ser o primeiro mutante do MCU.
Ver essa foto no Instagram
Após a publicação de Richters, muitos fãs questionaram se Wanda Maximoff, interpretada por Elizabeth Olsen, e Pietro Maximoff, vivivo por Aaron Taylor-Johnson, não teriam sido os primeiros mutantes introduzidos no Universo Cinematográfico da Marvel. De fato, nos quadrinhos, eles são conhecidos por serem da espécie, mas não nas adaptações da franquia. Ao menos, não oficialmente.
Quando estrearam em “Vingadores: Era de Ultron”, de 2015, os gêmeos Maximoff foram apresentados como humanos melhorados através de experimentos científicos conduzidos pela Hydra. Isso aconteceu por um impasse fora das telonas, que era o fato de a Marvel Studios não ter os direitos de adaptação dos mutantes, já que os personagens também fazem parte dos X-Men, pertencentes à 21st Century Fox na época.
E esse impasse refletiu até nos quadrinhos. Nas histórias, os gêmeos sempre foram filhos de Magneto, um dos mutantes mais poderosos do universo dos X-Men. No entanto, quando a Marvel decidiu levar os personagens para o cinema, a sua história foi mudada: eles teriam nascido humanos e sido modificados, algo bastante similar ao que aconteceu no cinema.
A situação mudou quando, em março de 2019, a Disney, que possui a Marvel Studios, comprou também a 21st Century Fox, adquirindo os direitos de adaptação dos mutantes no processo. E Isso já gerou uma movimentação dentro do Universo Cinematográfico da Marvel.
Em “WandaVision”, a primeira série da franquia para o Disney+, o status de Wanda mudou mais uma vez. Em um dos episódios da produção, foi revelado que ela tinha poderes desde a infância e, por esse motivo, sobreviveu aos experimentos da Hydra. Considerando que Pietro também sobreviveu, podemos assumir que ele tinha poderes ocultos assim como a irmã.
Ao final do episódio, Agatha Harkness (Kathryn Hahn) revela que Wanda é “uma Feiticeira Escarlate“, dizendo que a Vingadora é descendente de uma espécie mítica antiga e tão rara, que é considerada um mito. Mais uma vez, a Marvel não usou a palavra “mutante” para se referir a Wanda, mas se apropriou do nome pelo qual a personagem é conhecida no universo dos X-Men, algo que não podia ser feito antes da aquisição dos direitos da Fox.
A resposta para essa pergunta é: nada. Até agora, não sabemos nada sobre como ou quando os mutantes serão introduzidos no Universo Cinematográfico da Marvel. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, garantiu que eles estão nos planos do estúdio, mas não deu detalhes sobre a futura aparição.
Em março deste ano, o site The Illuminerdi revelou que a Marvel já estaria trabalhando em um novo filme dos X-Men, sem ligação com os filmes produzidos anteriormente, sob o título de “Os Mutantes” (“The Mutants”, no original). Cuidadoso como é, o estúdio não confirmou, mas também não desmentiu. Nos resta esperar para ver o que vai acontecer nos próximos capítulos dessa novela.
Os mutantes estrearam nas telonas no ano de 2000, com o lançamento de “X-Men”, estrelado por Patrick Stewart (Professor Charles Xavier), Ian McKellen (Magneto), Hugh Jackman (Wolverine), Famke Janssen (Jean Grey), Halle Berry (Tempestade), James Marsden (Ciclope) e Anna Paquin (Vampira), entre outros. Nos anos seguintes, ganhou duas continuações, “X-Men 2”, em 2003, e “X-Men: O Confronto Final”, em 2004.
Em 2011, a franquia foi reiniciada em “X-Men: Primeira Classe”, com James McAvoy e Michael Fassbender nos papéis de Professor Xavier e Magneto, e teve mais três continuações, que se ligaram à franquia original em alguns momentos: “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” (2014), “X-Men: Apocalipse” (2016) e “X-Men: Fênix Negra” (2019).
Além disso, a franquia subexistiu em alguns derivados: uma trilogia focada em Wolverine – com “X-Men Origens: Wolverine (2009)”, “Wolverine: Imortal” (2013) e “Logan (2017)” -; dois filmes focados em Deadpool, que devem ter uma continuação no Universo Cinematográfico da Marvel; e, mais recentemente, “Os Novos Mutantes”, que chegou aos cinemas em 2020.