De Ainda Estou Aqui, artistas estão na seleta de atores, atrizes e realizadores brasileiros que votam na maior premiação do cinema
Publicado em 27/02/2025, às 15h00
No próximo domingo (2) acontece a 97ª cerimônia de premiação do Oscar, a maior honraria do cinema, e dentre os indicados deste ano está o brasileiro Ainda Estou Aqui, longa de Walter Salles (Central do Brasil), que concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz com Fernanda Torres (Tapas & Beijos).
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável por selecionar os indicados e premiar os melhores do ano no cinema, é formada por votantes do mundo inteiro, incluindo diversos brasileiros, como o próprio Walter Salles e também a veterana Fernanda Montenegro, que também estrela Ainda Estou Aqui.
A seguir, entenda os processos de votação no Oscar, e saiba quem são os artistas e realizadores brasileiros que podem dar uma forcinha na conquista da primeira estatueta de ouro do Brasil na maior premiação do cinema:
Os indicados e vencedores do Oscar são escolhidos por mais de 10.000 profissionais da indústria, espalhados no mundo todo, sendo aproximadamente 9.905 habilitados a votar, segundo dados de 2024.
Nos últimos dez anos, a Academia promoveu diversas ações para incluir mais mulheres, pessoas negras e cineastas de várias regiões do mundo entre os habilitados ao voto, para diversificar não só os votantes, mas também os indicados e premiados.
Normalmente, quem é indicado ao Oscar também se torna membro da Academia, já que a honraria inclui um convite para ingressar no seleto grupo. Apesar disso, a oferta pode ser recusada. Portanto, mesmo que Fernanda Torres tenha sido convidada, ela só poderá votar na próxima edição do Oscar caso se torne membro da Academia.
Além das indicações à maior premiação do cinema, outra forma de se tornar um membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é por meio da recomendação de dois membros já inscritos. Ou seja, mesmo que Fernanda Torres não tivesse sido indicada, ela poderia se tornar membro a partir da indicação de Walter Salles e Fernanda Montenegro, por exemplo.
A Academia organiza seus grupos de votação como “exclusivos para profissionais do cinema envolvidos na produção de filmes lançados nos cinemas” e distribui seus membros em 17 categorias. Além das categorias mais tradicionais, como a de diretores, a Academia conta com grupos para diretores de elenco, executivos, produtores e profissionais de marketing e relações públicas. As categorias de atuação são decididas pelo maior grupo, composto por mais de 1.300 membros.
Anualmente, a Academia convida novos membros para fazer parte do seu quadro de votantes. Recentemente, a atriz Maeve Jinkings (O Som ao Redor), a diretora Juliana Rojas (As Boas Maneiras) e a produtora Renata de Almeida Magalhães (O Grande Circo Místico) foram convidadas a integrar o grupo. A seguir, confira a lista completa de brasileiros que podem votar no Oscar:
LEIA A MATÉRIA ORIGINAL EM:Walter Salles, Fernanda Montenegro e mais: quem são os brasileiros que votam no Oscar?
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- O Quarteto Fantástico (24 de julho)