Diversos dubladores brasileiros se reuniram em um vídeo para pedir novas regulamentações para a profissão no país
Recentemente, diversos dubladores brasileiros se uniram, através de suas redes sociais, em apoio ao movimento "Dublagem Viva", que pede a regulamentação do uso da Inteligência Artificial, ferramenta que pode afetar não só os atores de voz, mas também tradutores, técnicos e diversos outros profissionais que atuam na profissão.
O movimento, encabeçado pela United Voice Artists, já tem escala global e luta pelos direitos da classe no mundo inteiro, clamando para que atores e atrizes não sejam substituídos pela IA, e para que ela seja usada apenas como uma ferramenta de facilitação.
"Não se trata apenas de perdermos os nossos empregos; trata-se de preservar a arte e o artesanato envolvidos na dublagem. Cada ator traz uma interpretação única, com profundidade emocional que uma IA simplesmente não consegue replicar", explicou a associação em nota.
É válido lembrar que a greve dos atores e dos roteiristas de Hollywood em 2023, que durou cerca de 3 meses, tinha como objetivo, entre outras coisas, a regulamentação do uso da Inteligência Artificial por parte dos estúdios. A petição, que atualmente já conta com mais de 80 mil assinaturas, pode ser encontrada clicando aqui.
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- "Anatomia de uma Queda" (25 de janeiro)
- "Pobres Criaturas" (1º de fevereiro)
- "O Mal Que Nos Habita" (1º de fevereiro)
- "Bob Marley: One Love" (15 de fevereiro)
- "Todos Nós Desconhecidos" (29 de fevereiro)
- "Duna: Parte 2" (14 de março)
- "Rivais" (26 de abril)
- "Furiosa: Uma Saga Mad Max" (24 de maio)
- "Deadpool 3" (25 de julho)
- Um Lugar Silencioso: Dia Um (28 de junho)
- Coringa 2 (4 de outubro)